10 novos recursos que o iOS 5 trará ao iPhone e ao iPad
Com o novo sistema iOS 5, que deve ser liberado pela Apple no terceiro trimestre, iPad, iPod Touch e iPhone vão ganhar novos recursos e muitos aperfeiçoamentos
Maurício Grego
Publicado em 22 de junho de 2011 às 11h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
São Paulo — Cada nova versão do iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad, tende a ser recebida com entusiasmo pelos usuários. Afinal, trata-se de uma atualização gratuita que traz novos recursos e facilidades aos aparelhos da Apple. É mais ou menos como se o proprietário de um automóvel ganhasse, do fabricante, de tempos em tempos, algum acessório a mais para seu carro. A Apple diz que o iOS 5 traz 200 modificações em relação à versão atual do sistema. Muitas delas são pequenos aperfeiçoamentos que podem até passar despercebidos para a maioria das pessoas. Outras são recursos realmente novos, que tornam os aparelhos da Apple ainda mais versáteis. O iOS 5 é compatível com o iPhone 3GS e com o iPhone 4, mas não com a versão 3G, que foi a primeira vendida oficialmente no Brasil. No caso do iPod Touch, o dispositivo deve ser da terceira geração ou mais recente para que a atualização possa ser feita. Para quem tem iPad, não há restrições. O iOS 5 deve ser liberado para os usuários no terceiro trimestre deste ano. Além disso, esse sistema operacional deverá vir já instalado no iPhone 5, que tem seu lançamento previsto para setembro. Nas próximas páginas, destacamos as novidades mais importantes que acrescentam recursos ao iPhone, ao iPad e ao iPod Touch.
Uma reclamação comum sobre o iPhone é que o acionamento da câmera é demorado demais. Outros smartphones possuem um botão específico para isso, que torna o acesso imediato. Já no iPhone é preciso ativar o aparelho, desbloquear a tela e, só então, tocar no ícone correspondente e acionar a câmera. Se o objetivo for capturar uma cena de ação, é possível que, quando a câmera estiver pronta, já seja tarde demais. É possível configurar o botão de início para acionar a câmera, mas essa opção não é muito prática e pouca gente a usa. Com o iOS 5, a Apple eliminou duas das etapas. Agora, há um botão virtual para acionar a câmera logo na tela inicial de desbloqueio. E o disparo do obturador pode ser feito pressionando-se o botão de aumento de volume. Na hora de fotografar, pode-se travar o foco e a exposição apenas tocando num ponto qualquer na tela. Fazendo um movimento de pinça, aciona-se o zoom digital.
Aplicativos para editar fotos no iPhone não faltam. Alguns, como o Hipstamatic e o Instagram, fazem enorme sucesso. Mas, para quem quer apenas recursos bastante básicos, o iOS 5 traz algumas funções de edição já embutidas no visualizador de fotos. Há um ajuste rápido que corrige automaticamente fotos escuras ou claras demais. Outra função conserta o defeito de olhos vermelhos provocado pelo flash. Por fim, o novo sistema traz uma ferramenta para recorte e rotação de fotos. Nada disso vai tornar o Instagram obsoleto. Mas as novas funções devem facilitar os ajustes rápidos nas imagens.
São muitos os aplicativos que emitem avisos ao usuário no iPhone e no iPad. A lista inclui agendas de compromissos, aplicativos que informam cotações de ações e programas de mensagens instantâneas e de e-mail, por exemplo. A Apple resolveu por ordem na bagunça dos avisos agrupando-os numa área específica do sistema, o Centro de Notificações (Notification Center). Ele tem função similar à Área de Notificação do Windows (aquele canto da tela onde fica o relógio), embora seu desenho seja bastante diferente. Quando chega um aviso, ele é exibido brevemente numa linha na parte superior da tela. Se o usuário deslizar o dedo de cima para baixo, abre-se uma página com as notificações mais recentes. Basta tocar numa delas para acionar o aplicativo que a emitiu e consultar os detalhes da mensagem. A lista de lembretes também é exibida na tela inicial, onde fica o botão Desbloquear.
O iPhone herdou muitas das características dos antigos PDAs, como os da linha Palm. Mas uma coisa que todos os PDAs tinham e que faltava no smartphone da Apple era uma lista de tarefas. Vários aplicativos surgiram para preencher essa lacuna, como o gratuito Wunderlist. Agora, eles devem se tornar menos atraentes, já que o iOS 5 vai ter seu próprio gerenciador de tarefas, o Reminders. Esse novo aplicativo permite criar listas de vários tipos, incluindo as de tarefas de compras a fazer. As listas serão sincronizadas entre diferentes dispositivos por meio do serviço iCloud. Um recurso interessante incluído no aplicativo é o que permite associar tarefas a locais. O usuário pode definir, por exemplo, que deve executar determinada ação assim que chegar ao trabalho. Usando os recursos de localização do iPhone, o Reminders detecta que o aparelho chegou ao local especificado e emite um aviso.
Há uma vários bons aplicativos para acesso ao Twitter no iPhone, incluindo o do próprio Twitter. Agora, eles vão se tornar menos necessários, já que o acesso a essa rede social estará embutido no próprio sistema iOS 5. O usuário poderá tuitar de dentro de aplicativos como Fotos, YouTube, Mapas e Safari. Na área de fotos, por exemplo, um menu oferece opções como imprimir, usar como papel de parede ou tuitar. Tocando nesta última, o usuário pode escrever seus 140 caracteres e enviar a foto. Opcionalmente, um toque num botão adiciona a localização da pessoa à mensagem.
A banca virtual de jornais e revistas da Apple já é assunto de discussões há algum tempo. Agora, ela vai virar realidade no iOS 5. Seu objetivo é reunir, num único lugar, as revistas e jornais que o usuário compra no iPad. Hoje, essas publicações estão dispersas, cada um em seu próprio aplicativo. O Newsstand deve funcionar de forma similar ao iBooks. O usuário poderá comprar publicações dentro do aplicativo e poderá baixar algumas gratuitamente. Na App Store, uma nova seção, específica para jornais e revistas, deve ser criada pela Apple. Caso a pessoa tenha a assinatura de um título, ele será baixado automaticamente cada vez que uma nova edição for publicada.
A Apple diz que o browser Safari está mais rápido na nova versão que é parte do iOS 5. Ele ganhou abas, como as encontradas nos navegadores dos PCs, que facilitam a mudança de um site para outro. Além disso, o Safari passa a ter um recurso para a exibição de documentos extensos disponíveis na web, o Reader. Seu propósito é mostrar o documento com uma diagramação simplificada, sem anúncios ou menus no meio da página, o que deve facilitar a leitura. O usuário pode salvar os arquivos localmente e criar uma lista de favoritos específica para eles. E o acervo de documentos poderá ser sincronizado com os que estão em outros dispositivos por meio do serviço iCloud. Mas a principal reclamação contra o Safari não muda. Ele continua sendo incompatível com sites que usam a tecnologia Flash, da Adobe.
Depois do FaceTime, a Apple apresenta mais um meio de comunicação que só funciona entre dispositivos com a marca da maçã. O iMessage é um recurso incorporado ao aplicativo de mensagens de texto (SMS) do iPhone. Seu funcionamento é similar ao de serviços como o popular Windows Live Messenger (que muita gente ainda chama de MSN, o nome antigo). Pode ser usado para enviar textos, vídeos, fotos, contatos e até a localização da pessoa. Também é possível enviar a mesma mensagem a um grupo de pessoas. A comunicação é feita via internet, usando a conexão Wi-Fi ou 3G do aparelho. Em relação ao SMS, a vantagem óbvia desse sistema é não engordar a conta telefônica. Já em comparação com o Windows Live Messenger (que está disponível em forma de aplicativo para iPhone e iPad), a única vantagem do iMessage parece ser o fato de ele já vir instalado no sistema.
Até agora, era necessário usar um computador pessoal para sincronizar o iPad, iPod Touch ou iPhone usando o iTunes. Além disso, muitas operações, como a atualização do sistema operacional, só podiam ser feitas tendo um PC ou Mac como intermediário. Agora, será possível usar os gadgets da Apple de forma independente, sem nunca conectá-los a um computador. A configuração inicial será feita toda no próprio aparelho. E o backup dos dados poderá ser realizado por meio do serviço iCloud.
Estas são mais quatro novidades que estarão no iOS 5: Sincronismo sem fio — Agora, é possível sincronizar o iPad ou iPhone com o computador pessoal usando a rede sem fio Wi-Fi. O dispositivo pode ser configurado para fazer a sincronização automaticamente enquanto a bateria é carregada. É um recurso óbvio que já deveria estar disponível há muito tempo. E-mail — O aplicativo de e-mail do iOS 5 permite usar formatação nos textos, algo que não é possível na versão atual. Teclado — No iPad, o sistema ganhou uma versão menor e dividida do teclado virtual. Cada metade aparece junto à borda correspondente da tela. O objetivo é facilitar a digitação usando apenas os polegares. Game Center — No Game Center, o usuário pode, agora, associar uma foto a seu perfil. Também pode comprar novos jogos sem sair do aplicativo.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"Agentes de IA, energia limpa e criptos; saiba as principais tendências de tecnologia para 2025Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva