13 games de horror que deveriam virar filmes
O diretor John Carpenter, responsável por pérolas do terror como Halloween e O Enigma de Outro Mundo, disse nesta semana que tem grande interesse em adaptar Dead...
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2013 às 12h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h06.
O diretor John Carpenter, responsável por pérolas do terror como Halloween e O Enigma de Outro Mundo, disse nesta semana que tem grande interesse em adaptar Dead Space para o cinema. Para a equipe do INFO Games, ele é um dos 13 games de horror que mereciam ganhar também as telonas. Confira a seguir nossa lista na íntegra.
A possibilidade da franquia Alan Wake, lançada para Xbox 360 e PC, se tornar filme ou seriado é aventada desde 2010, mas até o momento, o projeto não saiu do papel. Filmes como O Iluminado, de Stanley Kubrick, e Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, estão entre as principais influências do jogo.
Este game surreal, lançado em 2011 para PS3 e Xbox 360, acompanha o drama de Vincent, um jornalista que começa a ser atormentado por pesadelos em que se torna um homem-carneiro e deve escalar torres imensas para escapar de todo tipo de monstro. Na história, diversos homens com problemas na vida conjugal começam a morrer enquanto dormem.
Desde 2008, existem boatos acerca de uma adaptação cinematográfica deste clássico do horror point-and-click. Na época, a Weinstein Company anunciou que faria o filme e pôsteres foram divulgados. No fim de 2011, o diretor cotado para o filme faleceu e, desde então, o projeto está com futuro incerto.
Este game de 1996 inspirou diversos continuações, além de versões para mangá e vídeo, mas ainda não ganhou uma adaptação para o cinema. A história se passa em uma escola que se torna mal-assombrada após assassinato em massa de alunos e professores.
Este jogo de horror teve sua direção de arte assinada por H. R. Giger, mesmo designer de filmes como Alien - O Oitavo Passageiro e Prometheus. Lançado em 1989, o jogo utilizou alta resolução para a época (640 por 400 pixels) por exigência do artista.
Nesta franquia, que tem jogos em diversas plataformas, é necessário tirar fotos de fantasmas para eliminá-los. No cinema, certamente se encaixaria na vertente de filmes de horror japonês como O Chamado e O Grito.
Este game de Atari foi lançado em 1982 e é um dos primeiros jogos de survival horror da história. Na trama, o jogador deve recuperar três pedaços de um vaso em uma mansão mal-assombrada.
Este jogo indie foi feito com o programa RPG Maker e lançado gratuitamente na internet. Na história, uma garota chamada Ib se perde dentro de uma galeria de arte com muitos quadros incomuns e logo percebe que há algo sobrenatural no lugar.
A história de Manhunt faz referência a um gênero "proibido" do cinema, conhecido como "snuff", que mostra mortes reais. No jogo, você interpreta um assassino condenado à morte que é capturado e obrigado a matar mais pessoas para sobreviver enquanto é filmado por um diretor de filmes do gênero.
Este jogo, lançado em 1995 para PC e em 1997 para Sega Saturn, foi idealizado como filme interativo e um dos primeiros games desenvolvidos com atores em cena. O roteiro do jogo era assustador também em seu tamanho, contendo 550 páginas.
Febre em 2012, este jogo independente de survival horror baseado no meme Slender Man já ganhou um filme feito por fãs e lançado apenas na internet. Ainda assim, o famoso monstro deve ganhar uma versão mais robusta que está prevista para chegar aos cinemas em 2014.
Esta franquia, iniciada em 1988 nos arcades, faz referência clara à série de filmes Sexta-Feira 13 ao colocar o protagonista Rick como um matador com máscara de hóquei - ao modo do famoso vilão Jason. Por enquanto, Splatterhouse ganhou apenas curtas-metragens feitos por fãs.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialGrok, chatbot de IA do X, ganha aplicativo independente para iOS