Tecnologia

Mais micros? Não é problema!

Com um switch, esta rede Ethernet conecta até cinco PCs

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.

Hardware

Três PCs com
switch

Uso


Rede com cabos convencionais
para até cinco micros, com compartilhamento de acesso à internet, impressoras e discos


Grau de
dificuldade


(difícil)


Adoramos


Rede estável e
muito veloz


Odiamos


É preciso passar
cabos pela casa


Tempo de instalação


Três horas


Custo de hardware
da rede (R$)


1 057


Você vai precisar de:

3 cabos UTP
categoria 5 com conectores RJ-45,
1 real por metro mais 1 real por conector
Switch
OfficeConnect 5, da 3Com,

775 reais
Placa FastEtherLink XL, da 3Com, 160 reais

A tecnologia Ethernet, criada nos anos 70, é, de longe, a mais usada tanto em redes domésticas como empresariais. Há boas razões para isso. Aperfeiçoada ao longo de três décadas, ela é, hoje, veloz, confiável e relativamente barata. Nesta rede, o INFOLAB empregou um switch OfficeConnect 5, da 3Com, para conectar três micros numa rede Ethernet. Esse chaveador para até cinco computadores aceita conexões a 10 ou 100 Mbps. É uma boa opção para uma pequena rede.


Os micros usados pelo INFOLAB foram um Pentium 4 de 1,7 GHz com 256 MB de memória e Windows XP, um Pentium III de 1 GHz com 128 MB de memória e Windows 98 e um Pentium II de 333 MHz também com 128 MB de memória e Windows 98. Os três micros já tinham interfaces Ethernet e o PC com Pentium 4 estava ligado a um cable modem para acesso à internet. O INFOLAB conectou também uma impressora DeskJet 930, da HP, a esse micro.


Na comunicação entre os micros, o INFOLAB verificou que as taxas de transferência são normalmente superiores a 70 Mb/s. Em algumas situações, a velocidade chega a passar de 90 Mb/s. O acesso à internet compartilhado funcionou muito bem para navegação e streaming. Quando os três micros fazem download ao mesmo tempo, a distribuição de banda é irregular, como nas redes sem fio.


Cabeamento

Nesse tipo de rede, a maior dificuldade é, muitas vezes, estender os cabos pela casa ou pelo escritório. O cabo UTP é comprado por metro. Para que possa ser passado por condutores embutidos na parede, deve ser adquirido sem os conectores. Com o cabo já em seu lugar definitivo, o conector RJ-45 é acrescentado com a ajuda de um alicate próprio. Quando a instalação vai ser feita externamente, sem passagem por condutores, o cabo pode ser comprado já com os conectores.


Começamos a montagem acrescentando uma segunda placa Ethernet ao PC com Pentium 4. Essa nova placa vai ser usada para conectar o micro ao switch, enquanto a primeira permanece ligada ao cable modem. Durante toda a montagem da rede, é preciso ter os CDs de instalação do sistema operacional à mão, já que eles serão necessários para a instalação dos drivers. Desligamos o PC, abrimos o gabinete, encaixamos a placa num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Ao ligar a máquina, o Windows XP faz a instalação do driver adequado. Em seguida, acoplamos os cabos que conectam cada um dos micros ao switch e ligamos o aparelho. As luzes no painel do switch devem se acender indicando que as conexões foram estabelecidas.


Windows XP

Vamos, agora, configurar o Windows XP no PC com Pentium 4. Como esse micro estava ligado à internet, ele já tem o protocolo TCP/IP instalado. Vamos atribuir um endereço IP fixo à placa da rede local e ativar o compartilhamento de arquivos e impressoras. Para isso, é necessário que você faça o Login no Windows XP como administrador. Em seguida, abra o Painel de Controle e clique em Conexões de Rede. Clique com o botão direito na conexão com a rede local (não a do cable modem). Em geral, ela vai ser a última da lista, já que você acabou de instalá-la. Escolha Propriedades e selecione o protocolo TCP/IP. Clique em Propriedades e assinale a opção de especificar um endereço IP. Digite 192.168.0.1 e clique em OK. O micro precisará ser reiniciado.


Vamos, então, ativar o compartilhamento de arquivos e impressoras. No Explorer, clicamos com o botão direito na pasta que queremos compartilhar e escolhemos Compartilhamento. Assinalamos, então, a opção de compartilhar a pasta e clicamos em OK. Depois, clicamos em Iniciar/Impressoras e Fax. Clicamos no ícone da impressora com o botão direito e escolhemos Compartilhamento. Basta, então, assinalar a opção de compartilhar a impressora e clicar OK.

Windows 98

Para configurar os micros que rodam Windows 98, abrimos o Painel de Controle e damos um duplo clique em Redes. Na aba Configuração, verifique se o protocolo TCP/IP está instalado e associado à interface Ethernet. Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK.


Novamente na aba Configuração, veja se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção para configurá-la. Em seguida, também na aba Configurações, selecionamos o protocolo TCP/IP associado à placa de rede e clicamos em Propriedades. Escolhemos a opção de atribuir um endereço IP fixo e digitamos 192.168.0.X, onde X é um número entre 2 e 255. Esse número deve ser diferente em cada micro. Depois de clicar em OK, vai ser necessário reiniciar o PC.


Depois disso, abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha. Se houver uma impressora ligada ao micro e você quiser compartilhá-la, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Para instalar o driver de impressora num micro que não tem a impressora conectada diretamente, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar.


Acesso à internet

Depois de configurar todos os micros, eles já podem trocar arquivos entre si e imprimir usando a impressora da rede. O próximo passo é ativar o firewall do Windows XP, se ele já não estiver ativo. Para isso, abra o painel de controle e clique em Conexões de Rede. Selecione a conexão usada para acesso à internet (em geral, a primeira placa de rede listada) e clique com o botão direito. Escolha Propriedades. Na aba Avançado, habilite o firewall e clique em OK. Assim, a rede ganha uma proteção básica contra eventuais invasores.


A próxima etapa é compartilhar o acesso à internet. Como estamos misturando dois sistemas operacionais diferentes na rede, vamos usar o software AnalogX Proxy para compartilhar a conexão. Assim, evitamos as incompatibilidades que existem entre o compartilhador de conexão do Windows 98 e o do XP. O AnalogX Proxy suporta navegação, download via FTP, e-mail e outros serviços usuais. Ele não é compatível com o ICQ (não suporta o protocolo UDP e inclui apenas parte do Socks 5). Mas o INFOLAB verificou que ele funciona com outros programas de mensagens instantâneas, como o MSN Messenger.


Depois de instalar o AnalogX Proxy no micro onde está ligado o cable modem, vamos configurar os demais PCs. Abrimos o Internet Explorer e clicamos em Ferramentas/Opções da internet. Na aba Conexões, clicamos em Configurações da LAN. Assinale a opção de usar um servidor proxy e também a de não usar proxy para endereços locais. Clique no botão Avançado. Especifique o endereço 192.168.0.1 para os serviços HTTP, HTTP seguro, FTP e Socks. As portas são, respectivamente, 6588, 6588, 21 e 1080. Deixe em branco a linha referente ao protocolo Gopher. Vá clicando OK para confirmar as mudanças. Essa configuração deve ser feita em cada um dos micros, exceto, é claro, naquele que está ligado ao cable modem. Depois disso, o acesso à internet já deve funcionar em todas as máquinas. Resta acrescentar o antivírus. Nesta rede, optamos pelo Norton AntiVirus, que foi instalado nos três micros.

Switch
Dispositivo que encaminha
e filtra
os pacotes
de dados
na rede

Software
Antivírus
Norton AntiVirus,
da Symantec, 69 reais por PC. Veja em www.uol.
com.br /info/ aberto/ download/ 933.shl

Firewall

AnalogX Proxy4, grátis. Veja em www.uol
.com. br/info /aberto/ download/
1660.shl


Veja utilitários para redes no download INFO www.uol.
com.br/ info/ aberto/ download/ wcat60_1.shl

Anterior

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF