Minhas Finanças

Como investir para ganhar R$ 8 mil ao mês na aposentadoria?

Consultor financeiro mostra quanto investir mensalmente e qual aplicação financeira escolher para obter uma renda mensal de R$ 8 mil na aposentadoria


	Dinheiro: Consultor recomenda o investimento no título do Tesouro Direto atrelado à inflação
 (ThinkStock/Nastco)

Dinheiro: Consultor recomenda o investimento no título do Tesouro Direto atrelado à inflação (ThinkStock/Nastco)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2015 às 10h33.

Dúvida do internauta: Tenho 25 anos e já penso na aposentadoria. No ano passado eu consegui comprar meu carro à vista e agora tenho planos de comprar meu apartamento. Pago um aluguel alto, e não dá para guardar muito dinheiro. Queria comprar meu apartamento em no máximo quatro anos. Devo esperar quitar meu apartamento para começar a poupar dinheiro para a aposentadoria? Quanto guardar por mês para obter uma aposentadoria de 8 mil reais por mês a valores de hoje? Onde investir para que o meu dinheiro renda mais que a poupança e o risco não seja muito alto?

Resposta de Fernando Meibak*:

Você se preocupa com o longo prazo ainda com idade baixa, de 25 anos, o que é muito positivo, pois o tempo conta a favor em um processo de planejamento financeiro.

As taxas de juros de financiamentos são muito elevadas no Brasil, por isso é ótimo que você tenha adquirido o veículo à vista.

Imóvel para moradia é um tema importante de segurança patrimonial para um indivíduo ou família. O mercado imobiliário no Brasil passará por ajustes de preço para baixo devido a diversos fatores. Por outro lado, as taxas de juros estão muito elevadas. O ideal seria você poupar recursos para a aquisição do imóvel mais adiante, acumulando o maior volume de recursos possível para a compra.

Fique atento aos custos de aluguéis, que também estão caindo com a crise que estamos enfrentando. Talvez seja viável uma mudança para um imóvel de menor custo.

Para calcular uma renda a valor de hoje de 8 mil reais por mês, são necessários muitos dados: data futura para início de uso da renda; prazo de investimento; taxa de juros, etc.

Em um exemplo simples, considerando que você começaria a desfrutar dos rendimentos a partir dos 60 anos de idade, por um período de 30 anos, você precisaria poupar mensalmente algo próximo de 3.800 reais mensais.

A melhor maneira de investir para o longo prazo é utilizar o sistema Tesouro Direto e comprar os títulos Tesouro IPCA. Esses papéis rendem a inflação medida pelo IPCA mais juros. Atualmente estão em patamares acima de 7% ao ano, mais inflação (confira os títulos públicos à venda neste momento e seus rendimentos).

O risco é extremamente baixo, pois são títulos do Tesouro Nacional, que por definição têm o menor risco de um país (veja por que o risco do Tesouro Direto é baixíssimo).

Vá adquirindo títulos ao longo da vida. Escolha um vencimento, como 2035 ou 2050. Ao longo do tempo você irá diluindo os riscos de oscilação das taxas e estará constituindo uma carteira de investimentos muito valiosa.

Se um dia precisar usar os recursos, o Tesouro Nacional tem liquidez diária, ou seja, permite resgatar o valor investido a qualquer momento aos preços do dia. Dado que as taxas estão muito elevadas, você iniciará um programa de poupança em um bom momento.

Caso não tenha capacidade de poupar os valores indicados, invista o que pude, de preferência mensalmente.

Confira o passo a passo para investir nos títulos do Tesouro Direto pela primeira vez.

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoriadicas-de-financas-pessoaisImigração

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada

Calendário do INSS 2025: confira as datas de pagamento no próximo ano