Carteirinhas de planos de saúde: ANS suspende planos que não cumpriram prazos ou negaram coberturas, segundo reclamações de consumidores (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 13 de novembro de 2013 às 11h46.
São Paulo - A partir da próxima segunda-feira, dia 18, 150 planos de saúde de 41 operadoras terão suas vendas suspensas. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (13) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e faz parte do programa de monitoramento da garantia de atendimento dos planos de saúde, que está em seu sétimo ciclo. Veja a lista dos planos suspensos.
A cada ciclo, é suspensa por três meses a comercialização de planos que descumpriram prazos para agendar consultas, exames e cirurgias, e que negaram coberturas, segundo registros de reclamações dos próprios consumidores.
Segundo a ANS, de 19 de julho a 18 de setembro deste ano foram recebidas 15.158 reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde.
Ao todo, 4,1 milhões de consumidores que já contrataram esses planos mais reclamados podem ser beneficiados pela medida, já que eles devem ter seus problemas assistenciais saneados para que a operadora possa dar continuidade à sua comercialização.
A cada novo ciclo, as operadoras que atendem às demandas da ANS voltam a ter a permissão para vender os planos suspensos. Neste sétimo ciclo, estão sendo reativados 37 planos de sete operadoras que foram obrigados a paralisar suas vendas no sexto ciclo, mas já solucionaram totalmente seus problemas assistenciais. Veja quais são eles.
Vídeo: Posso manter o plano de saúde da empresa após ser demitido?
[videos-abril id="32d782cbebfae7adb8b1a8062e1b8aee" showtitle="false"]