Finanças: a FGV mediu o retorno e o risco dos fundos para apontar os melhores (Calcassa/Getty Images)
Giuliana Napolitano
Publicado em 6 de dezembro de 2018 às 05h00.
Última atualização em 6 de dezembro de 2018 às 05h00.
São Paulo — O banco Itaú é o melhor gestor de fundos do mercado brasileiro. Já o banco BTG Pactual é o melhor gestor especialista. Essas são as principais conclusões de uma pesquisa exclusiva do Centro de Estudos de Finanças da Fundação Getulio Vargas, que é parte do Guia EXAME Onde Investir 2019. A pesquisa analisou os 1.000 principais fundos do país abertos para captação.
Gestores especialistas são os de menor porte, cujo patrimônio dos fundos elegíveis representa até 0,5% do total de recursos aplicados nos fundos analisados neste ano ou que atendem até dois segmentos de clientes. Essa categoria engloba bancos como BTG, BNP Paribas, Brasil Plural, JP Morgan e Votorantim e também instituições independentes, como Alaska, AZ Quest, Sparta e Verde.
A pesquisa da FGV destacou ainda os melhores gestores por categoria (ações, multimercado, renda fixa etc.). Para chegar a essas conclusões, a FGV mediu o retorno e também o risco dos fundos, que foram classificados com estrelas, de uma a cinco – quanto mais, melhor. O período analisado foram os últimos 12 meses terminados em 30 de setembro.
Abaixo, um resumo dos gestores premiados. Confira também a reportagem completa (acesso exclusivo para assinantes) que traz as entrevistas com os melhores gestores de fundos do país – e o que eles esperam para a bolsa, os juros e a economia em 2019. Ela está na edição da revista EXAME que chega às bancas, ao site e ao aplicativo EXAME nesta quinta-feira.