Joaquim Ribeiro em sua casa: itens idênticos aos do escritório (Andre Valentim/Exame)
Matheus Doliveira
Publicado em 28 de abril de 2022 às 05h41.
Última atualização em 29 de abril de 2022 às 18h51.
Um dia típico na rotina do CEO da Technos, Joaquim Ribeiro, começa às 6 horas da manhã. Esse é o horário em que ele se junta ao seu grupo de nadadores profissionais em Copacabana ou corre na orla de Ipanema, bairro em que reside. A atividade física dura até 7h30, quando Ribeiro regressa ao escritório montado em casa e começa a trabalhar. O esporte faz parte do dia a dia do executivo, mesmo nos dois ou três dias da semana em que ele precisa se deslocar até o escritório na Barra da Tijuca para assuntos mais pontuais.
A flexibilidade nem sempre fez parte da rotina do CEO. “Até a pandemia começar, meu trabalho era 100% presencial”, afirma Ribeiro, que se apaixonou pelo modelo híbrido adotado pela maioria dos funcionários da Technos após uma pesquisa interna realizada pela empresa. Hoje, apenas 5% dos colaboradores trabalham exclusivamente no escritório, 20% adotaram o home office permanentemente e 75%, incluindo Ribeiro, optaram pelo híbrido. “O equilíbrio entre o pessoal e o profissional é muito maior.”
Quer investir na bolsa e não sabe como? Aprenda tudo com a EXAME Academy
Dress code - O look não mudou muito. A empresa já tinha um dress code casual. Jeans, sapatênis e um relógio Technos compõem o visual.
Menos aviões - Até o começo de 2020, Ribeiro passava pelo menos dez dias do mês viajando a diversas capitais, incluindo Manaus, onde a Technos tem sua maior fábrica. Agora viaja pontualmente a cada dois meses.
Itens essenciais - A sala do executivo no escritório da Tijuca foi replicada em sua casa em Ipanema. Itens como mesa, cadeira, notebook e impressora são idênticos aos que o CEO costuma usar no trabalho presencial.
Pai presente - O empresário tem uma filha de 7 anos e um filho de 3. Na rotina mais flexível, ele e a esposa passaram a ter mais tempo para levar e buscar as crianças na escola.