Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloRevista Exame

Cartas & E-mails | Nova chance ao petróleo

Confira mensagens enviadas à redação de EXAME sobre a edição 1196, que trouxe em destaque as perspectivas da indústria do petróleo no Brasil

Modo escuro

Operação do pré-sal, no Rio de Janeiro: o leilão da cessão onerosa marcará a abertura definitiva do mercado brasileiro a petroleiras estrangeiras  (Eldio Suzano/Fotoarena)

Operação do pré-sal, no Rio de Janeiro: o leilão da cessão onerosa marcará a abertura definitiva do mercado brasileiro a petroleiras estrangeiras (Eldio Suzano/Fotoarena)

R
Redação Exame

Publicado em 7 de novembro de 2019, 04h42.

Última atualização em 7 de novembro de 2019, 10h25.

CUIDADO: PETRÓLEO

Muito boa a reportagem de capa (Cuidado: petróleo, 30 de outubro). É importante para a economia nacional tratar sobre o pré-sal. Para aproveitar bem essa oportunidade, será preciso muito planejamento e boa execução. Caso contrário, o dinheiro acabará apenas sendo usado para pagar contas dos estados ou será tirado de nós, como no passado. Se algo assim ocorrer, o brasileiro não vai sentir nenhum benefício. Esse dinheiro deve ser usado para melhorar a infraestrutura do país. Precisamos investir em estradas e novas ferrovias para fazer a economia girar.

Leandro Carvalho, Via Instagram

Em minha opinião, o mundo está caminhando para o uso de automóveis movidos a eletricidade (O Brasil pós-leilão, 30 de outubro). Sendo assim, para quais países o Brasil vai vender seu novo petróleo? O país tem de investir no refinamento do petróleo. É uma vergonha o fato de a nação ser autossuficiente em petróleo e mandar refiná-lo em outro país. É justamente por isso que o combustível brasileiro está entre os mais caros do mundo.

Carlos Vasconcelos, Via Instagram

Temos uma janela de 20 anos para explorar as jazidas confirmadas do pré-sal e passar a ser o quarto país do mundo em produção nominal de barris por dia. Fontes de energia renovável estão em franco desenvolvimento. Resta ao governo conduzir com sabedoria os rumos da Petrobras, criar o tal fundo soberano e dividir equitativamente os lucros com todos os entes federativos, bem como investir em tecnologia para monitorar e evitar tragédias em toda a cadeia de produção.

Marcos Santana, Via e-mail


TRABALHO

Houve redução de processos trabalhistas por causa do medo que os empregados sentem de fazer uma reclamação formal (Só falta o emprego crescer, 30 de outubro). Quem perde as ações arca com os custos, o que silencia funcionários injustiçados.

Adriano Securate, Via Facebook


SAÚDE

A regulação da telemedicina no Brasil, assim como em outras economias emergentes, é um tema urgente (O médico via internet, 30 de outubro). O país tem poucos médicos em diversas cidades. Além de ampliar o acesso à saúde, a telemedicina ajuda a desafogar os pronto-socorros dos hospitais e a economizar tempo e dinheiro das empresas. Isso deve facilitar o acesso a medicamentos também. No entanto, é preciso que a qualidade do atendimento médico seja mantida.

Mariana Aquino, São Paulo, SP


MODA

É uma pena a fabricante de roupas Hering ter perdido o foco na qualidade (Um pé no passado, outro no futuro, 30 de outubro). Somado a uma modelagem antiquada e um atendimento ruim nas lojas, esse modelo não tinha como dar certo. Espero que revejam esses detalhes, sem esquecer de treinar os vendedores.

Maria Duarte, Via Facebook


AMÉRICA LATINA

Enquanto a Argentina não enfrentar o problema de seu déficit público, o país irá daqui para pior (Sem uma saída à vista, 30 de outubro). Ideias mirabolantes, como o corralito, congelamento de preços, fechamento da economia e outras, brotarão de novo agora aos montes.

André Trombe, Via Facebook

A Argentina estava a um passo do precipício. Com Cristina Kirchner voltando ao poder como vice-presidente, com certeza o país dará esse passo para a frente.

Luciano Garcia, Via Facebook


CORREÇÃO

A empresa Brasil Telemedicina usa videoconferência para conectar médicos, e não telefone (O médico via internet, 30 de outubro).


Comentários sobre o conteúdo editorial de EXAME, sugestões e críticas a reportagens

redacao.exame@abril.com.br

Fax (11) 3037-2027, Caixa Postal 11079,  CEP 05422-970, São Paulo, SP

Últimas Notícias

ver mais
seloRevista Exame

Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'

Há uma semana
SLC: a empresa que alimenta o mundo
seloRevista Exame

SLC: a empresa que alimenta o mundo

Há uma semana
Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
seloRevista Exame

Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo

Há uma semana
Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
seloRevista Exame

Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes

Há uma semana
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais