Revista Exame

Efeito Selic: para onde vão os preços dos imóveis?

Com expectativa de queda da Selic no começo do ano, o preço de venda subiu e o mercado de aluguel desacelerou; a tendência agora é de reversão

O preço de venda dos imóveis registra alta e o valor do aluguel mostra tendência de queda em 2024 (Leandro Fonseca/Exame)

O preço de venda dos imóveis registra alta e o valor do aluguel mostra tendência de queda em 2024 (Leandro Fonseca/Exame)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 06h00.

Última atualização em 21 de novembro de 2024 às 14h47.

O mercado imobiliário brasileiro de locação e venda em 2024 tem apresentado um comportamento semelhante ao do ano passado. Enquanto o preço de compra de imóveis registra alta, o valor do aluguel mostra uma tendência de queda. Dados do Índice FipeZap de Vendas, publicado com exclusividade pela EXAME e que acompanha o preço médio de venda de imóveis nas principais capitais do país, mostram uma forte aceleração nos valores nos últimos 12 meses. Em 12 meses encerrados em setembro deste ano, o indicador registrou alta de 7,15%; no mesmo período do ano passado, a taxa estava em 5,3%, a maior desde 2018. Por outro lado, o mercado de aluguel desacelerou no Brasil. O preço médio de locação do FipeZap evidencia essa tendência: a alta acumulada nos últimos 12 meses foi de 13,7%, uma leve desaceleração em comparação com os 16,2% registrados no mesmo período do ano passado.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:1269

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa