Revista Exame

Diversidade: eleições municipais têm mais candidatos negros do que brancos

As eleições municipais devem trazer um recorde de candidatos de grupos pouco representados. Como isso muda o jogo?

De pautas identitárias ao movimento de renovação política: os candidatos da diversidade que tentam uma vaga pela primeira vez ou buscam a reeleição neste ano estão em todas as regiões do país  (Rafael Canoba, Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR, Antônio Cruz/ABR/Divulgação)

De pautas identitárias ao movimento de renovação política: os candidatos da diversidade que tentam uma vaga pela primeira vez ou buscam a reeleição neste ano estão em todas as regiões do país (Rafael Canoba, Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR, Antônio Cruz/ABR/Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 5 de novembro de 2020 às 05h58.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2021 às 14h55.

Os moradores de Toritama, uma cidade de 45.000 habitantes no agreste pernambucano, tiveram uma surpresa no sábado dia 31 de outubro. O município, polo têxtil pernambucano, entrou no roteiro da política nacional ao receber uma visita da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). Ela foi à cidade expressar seu apoio a Carol Gonçalves, de 24 anos, candidata a vereadora. Gonçalves foi uma das selecionadas para integrar um grupo de cem candidatas de todo o Brasil apoiadas pela deputada para dar visibilidade às mulheres que postulam um cargo na política, por meio do movimento Vamos Juntas e Acredito. O programa oferece desde mentorias com parlamentares até consultas com juristas e sessões de terapia. “Participar de uma campanha política sendo mulher e com poucos recursos é um desafio”, diz a deputada de 26 anos, um dos símbolos do movimento de renovação política. “Precisamos de mais mulheres para tornar o cenário político mais representativo da realidade brasileira.”

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:DiversidadeEleiçõesLGBTNegrosPernambucoSupremo Tribunal Federal (STF)Tabata AmaralTSE

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa