Mais de mil lojas e faturamento bilionário. Como o Bob's chegou aqui?
Em 1952 foi inaugurada a primeira unidade da lanchonete Bob’s em Copacabana, no Rio de Janeiro. Hoje, sete décadas depois, a rede conta com mais de mil pontos de venda e um faturamento bilionário. Em um segmento dominado por concorrentes estrangeiros, o fast food brasileiro busca se diferenciar com inovação no cardápio, nos ambientes e na relação com o cliente.
O Bob's começou a expansão por franquias em 1984. Hoje está entre as 20 maiores maiores redes do país, presente em 250 municípios brasileiros. A expectativa é dobrar esse número até 2025. O diretor geral Antonio Detsi explica que a rede é conhecida por apostar em cidades menores e, muitas vezes, apresentar o franchising a novas regiões brasileiras.
"Estamos sempre em busca de oportunidades em cidades a partir de 100 mil habitantes, mas já abrimos unidades em cidades de 80 mil habitantes. Sempre analisamos um conjunto de fatores: renda, população e demanda na região. Assim, conseguimos entrar em cidades menores que nunca tiveram franquias de fast food", diz Detsi.
Outra diferencial do Bob's é permitir que apenas franqueados abram unidades menores, como quiosques. O investimento inicial em uma franquia varia entre 900 mil e 1,5 milhão de reais. Já o investimento em um quiosque é de cerca de 300 mil reais. Entretanto, essa restrição não impede a entrada de novos investidores. Na verdade, Detsi citou a Selic (que está em 13,75%) como um limitador de crédito, mas não o suficiente para estacionar o crescimento da rede. "Muitos franqueados decidiram desembolsar o investimento em novas unidades em vez de alavancarem".
Apesar dos desafios macroeconômicos, o Bob's tem apresentado bons resultados nos últimos anos. Em 2021, apesar da queda no número de unidades, a empresa atingiu o primeiro bilhão. No último ano, a rede voltou a ter mais de mil unidades. Para 2023 a expectativa é turbinar o número de lojas e o faturamento: 120 novas unidades, com investimento de 90 milhões de reais e faturamento de 1,5 bilhão de reais.
A reformulação das lojas na pandemia
É comum entre as franquias reformular as lojas físicas de tempos em tempos. No Bob's, a atualização do layout das unidades coincidiu com a pandemia. Atualmente, cerca de 15% das unidades já foram convertidas. Para este ano, a meta é atualizar pelo menos metade das unidades.
Lojas claras, iluminadas, com wifi, música, toten de autoatendimento, espaços instagramáveis e arquibancadas para convivência dos clientes: tudo isso faz parte do Conecta Bob's, o novo modelo de loja que tem gerado resultados no faturamento das lojas e na procura por novos negócios.
“O novo modelo busca aproximar dos clientes mais jovens com uma arquitetura moderna, criativa e aconchegante e fazer com que eles permaneçam mais tempo na loja”, diz o executivo.
Lockers
O Bob’s foi pioneiro ao trazer para o Brasil os lockers contactless, que permite a retirada de pedidos sem contato com os funcionários da loja. O pedido pode ser feito aplicativo de delivery Chama o Bob’s. Os lockers podem ficar localizados dentro da loja ou no drive thru, que tem pista exclusiva de carro para esse modelo de take-out. "A solução também se aplica para entregadores de aplicativos, agilizando ainda mais o atendimento", diz o diretor.
Aliás, o modelo de loja com drive thru foi o que mais cresceu na pandemia. Hoje, o modelo representa 14% no faturamento da rede. Para 2023, a expectativa é inaugurar pelo menos mais 20 unidades.
Para onde caminha o Bob's em 2023?
1. Lojas em novas cidades
O foco de expansão neste ano será capitais e cidades do interior. Indústria e turismo são fatores que justificam a expansão em municípios com menos de 80 mil habitantes.
Um exemplo é a unidade pé na areia que será inaugurada em breve em Morro de São Paulo, na Bahia. O Bob's foi procurado por um investidor e adaptou o negócio para atender o local turístico. "Essa ação tem acontecido em regiões que estão fora dos grandes centros", explica o diretor. No ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) já apontava o crescimento de franquias em cidades do interior ou naquelas que não são capitais.
Muitas unidades serão inauguradas neste ano em pontos não tão convencionais. O Bob's já está mapeando oportunidades em:
- Postos de gasolina;
- Parques aquático;
- Boliches;
- Rodovias;
- Rodoviárias;
- Aeroportos;
2. Whatsapp
Com o objetivo de ampliar e facilitar a experiência do consumidor, o Bob’s começou a oferecer neste ano atendimento pelo WhatsApp, aplicativo com mais de 120 milhões de usuários no Brasil. A assistente virtual já está funcionando e a expectativa é atender em todo país as lojas selecionadas e com delivery. Há outras propostas em fase de finalização, como o pagamento com criptomoedas que deve ser incorporado este ano.
3. Programa de fidelidade
Uma das maiores apostas do Bob's dentro da transformação digital é o Bob's Fã, o programa de fidelidade que foi relançado neste ano. Com 7 milhões de usuários cadastrados até o momento, a expectativa é de que os dados fornecidos pelo programa direcionem de forma mais assertiva as ofertas oferecidas ao consumidor.
4. Inovação no cardápio
Para ter novidades no cardápio a cada três meses, o Bob's aposta no desenvolvimento de novos produtos e parcerias com outras marcas.
A atual campanha da rede que traz onze versões de sanduíches com opção de carne bovina, frango e proteína vegetal, além do retorno da maionese de ervas ao cardápio. Desde 2019 o Bob's oferece aos clientes a opção de proteína vegetal da Incrível!.
"O festival Big Bob traz versões do nosso clássico e o grande diferencial dessa campanha é a flexibilidade que nós garantimos ao consumidor. Com as três opções de proteína disponíveis nós conseguimos atender um público maior e mais diverso e com isso a gente abre o mar de possibilidades", diz a gerente de Marketing Anita Cid.
Além disso, a rede lançou neste ano a edição limitada do primeiro Milk Shake com calda de energético.
Veja também
O mercado de fast food no Brasil
Apesar do crescimento do mercado de alimentação saudável nos últimos anos, as vendas de fast food vão muito bem no Brasil. No mundo das franquias, o fast food está no segmento de alimentação food service, que cresceu 11,2% no último ano em unidades.
E o Bob's não é a única rede com mais de mil unidades em expansão. O bom momento da rede brasileira de fast food está em linha com os principais concorrentes.
A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald's em 20 países, informou que a empresa faturou cerca de 7 bilhões de reais em 2022, com 1084 restaurantes em funcionamento.
Dos cerca de 50 novos restaurantes previstos para 2023, 90% deles deve ser no modelo com drive thru, o que requer mais funcionários do que em uma operação de shopping, por exemplo. Para isto, são anunciados 110 milhões de dólares investidos na abertura das unidades, investimento em plataforma digital e reformulação dos restaurantes já abertos.
"A pandemia da covid-19 aumentou a importância do delivery, por exemplo, o que já corresponde a 20% do nosso negócio. O modelo drive trhu facilita essa operação", diz Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados em entrevista exclusiva à EXAME. Além disto, as vendas digitais representam 52% do total. Isto é, compras online, via aplicativo e totem no restaurante.
Já o Burger King, terminou 2022 com 927 unidades. A Zamp, dona do BK e da Popeyes, registrou o maior faturamento anual de sua história, com receita acima de 3,6 bilhões de reais. O crescimento é de 32,4% em relação ao ano de 2021 e de 27,1% em relação a 2019.
Compartilhe este artigo
Tópicos relacionados
Créditos
Isabela Rovaroto
Repórter de Negócios
Formada pela PUC-SP e com pós em Finanças, Investimentos e Banking. Trabalha na EXAME há seis anos. Atualmente, se dedica à cobertura de negócios e empreendedorismo.