Pop

Tradicional Festa da Achiropita volta a ser realizada em São Paulo

Comemoração é realizada todos os sábados e domingos do mês de agosto; último evento havia sido há dois anos

Renda arrecadada é destinada aos projetos sociais da paróquia (Getty Images/Getty Images)

Renda arrecadada é destinada aos projetos sociais da paróquia (Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 13 de agosto de 2022 às 18h08.

Última atualização em 13 de agosto de 2022 às 18h11.

Após dois anos sem poder ser realizada por causa da pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa italiana do Bixiga, em celebração a Nossa Senhora da Achiropita, chega à sua 96ª edição e voltando ao presencial.

Durante o evento, diversas barracas são dispostas pelas ruas do bairro, oferecendo ao visitante pratos típicos italianos como a fogazza, a fricazza, a polenta e o macarrão. Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), o evento chega a atrair cerca de 200 mil pessoas.

A festa, que faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, é uma homenagem à padroeira do bairro e teve início com a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Bixiga, no início do século passado.

Para a edição deste ano estão previstas 35 barracas, duas delas dedicadas à maior atração da festa: a fogazza, cujas filas podem demorar até duas horas. Segundo os organizadores, mais de 200 voluntários trabalham nessa produção das fogazzas, uma massa frita e crocante, recheada com queijo, que lembra um pastel.

A festa é realizada todos os sábados e domingos do mês de agosto, até o dia 4 de setembro, e é realizada entre as ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, no Bixiga, centro da capital paulista. Aos sábados, ela tem início às18h. No domingo ela começa mais cedo, as 17h30.

Além da venda de doces e salgados nas barracas de rua, a festa promove também novenas a Nossa Senhora e uma procissão em louvor à padroeira do bairro, que acontece no dia 21 de agosto, a partir das 15h. A renda arrecadada é destinada aos projetos sociais da paróquia.

Acompanhe tudo sobre:EventosSão Paulo TurismoTurismo

Mais de Pop

Dia Internacional de Nelson Mandela: 7 curiosidades sobre a trajetória do líder sul-africano

Dez anos longe da TV, Manoel Carlos, o criador da 'dona Helena', quer voltar com projeto inédito

'Senna': minissérie sobre o melhor piloto do Brasil ganha data de estreia; veja

De comida do lixo a fio dental de saco plástico: saiba como funciona o reality 'Muquiranas Brasil'

Mais na Exame