Racionais Mc's: documentário sobre o grupo ganha data de estreia na Netflix; saiba mais
Produção chegará ao catálogo da plataforma em 16 de novembro
Antonio Souza
Publicado em 19 de outubro de 2022 às 13h25.
Última atualização em 19 de outubro de 2022 às 13h29.
A Netflix divulgou nesta quarta-feira, 19, a data de estreia do documentário " Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo" que contará a história de um dos maiores grupos do rap nacional. A produção chegará ao catálogo da plataforma em 16 de novembro.
Dirigido porJuliana Vicente, o documentário irá contar a origem do grupo formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e Kl Jay, com entrevistas e cenas gravadas dos mais de 34 anos de história. O filme buscará mostrar a relevância do conjunto para ascensão do rap brasileiro.
- Leia também: Racionais MC's anuncia novo álbum para 2023
A post shared by Netflix Brasil (@netflixbrasil)
Racionais MC's: 34 anos de referência no rap nacional
OsRacionais MC’s, mesmo 34 anos depois de sua criação, seguem sendo a principal referência dorap nacional.Ainda que desarticulados, e com a atualização de frases em algumas de suas músicas que traziam possíveis leituras misóginas e machistas, são eles o primeiro e ainda único fenômeno no que se chama rap nacional, a vertente que, segundo Gilberto Gil, herdou da MPB dos anos de 1970 o poder da contestação social urbana.
Eles surgiram no setor que a imprensa chamava gueto, o mercado de música independente que não fazia parte das programações de rádio nem das gravadoras naqueles anos 90. E seguiu assim até que a bolha explodiu com o lançamento de Sobrevivendo no Inferno, em 1997.
Foi quando as classes média e alta tiveram de rever os conceitos do que chamavam de "música de ladrão" já que, agora, eram seus filhos que as ouviam.
Assim, os Racionais se tornaram livros, estudos sociológicos e tema de redação de prova da Universidade de São Paulo. Se existem caminhos que os novos rappers podem escolher para deitar seus pensamentos, é graças aos anos de surra e mata densa que os Racionais desbravaram.
FEITOS
Origens
Nome do grupo foi inspirado na fase em que Tim Maia era adepto da seita Universo em Desencanto e lançou dois álbuns com o nome Racional 1 e 2.
Voo em 1991
Ficou como feito histórico a abertura que o grupo fez para o Public Enemy, em 1991, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Vida Loka
Em 2002, depois de uma longa pausa, o grupo voltou para lançar o álbum Nada Como um Dia Após o Outro Dia, duplo, que trazia Vida Loka I, Vida Loka II, Negro Drama, Jesus Chorou e Estilo Cachorro.
Veja também: