A figura da plataforma mostra um desenho dela com uma diploma erguido nas mãos (Internet/Reprodução)
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 22 de março de 2023 às 12h27.
Nesta quarta-feira, 22, o Google homenageia a médica ítalo-argentina Julieta Lanteri, conhecida por defender os direitos das mulheres e salvar milhares de vidas. O desenho só está disponível para rede de computadores do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.
A figura da plataforma mostra um desenho dela com uma diploma erguido nas mãos. Julieta foi uma das mulheres mais importantes na medicina mundial e hoje é seu 150º aniversário.
Julieta nasceu em 22 de março de 1873 na Itália, porem se mudou para a Argentina aos seis anos de idade. Ela frequentou a Escola Nacional de La Plata, sendo a primeira mulher a estudar e se formar na instituição.
Julieta ingressou na Universidade de Buenos Aires para estudar farmacologia, se formando em 1907 também como uma das primeiras do sexo feminino. Em 1910, ajudou a organizar o Congresso Internacional de Mulheres e no ano seguinte se tornou a primeira mulher a votar na América do Sul, ao participar das eleições do Conselho Deliberativo da Argentina.
Após se formar, Julieta passou 13 anos ajudando hospitais por toda a Europa. Engajada nos direitos das mulheres, criou o partido político União Nacional Feminista, que defendia direitos como sufrágio universal, igualdade de gênero e condições justas de trabalho.
Ela morreu em 1932 aos 58 anos de idade, após ter sido atropelada enquanto atravessava uma rua. Apesar de seu esforço, o direito de voto das mulheres na Argentina ocorreu apenas em 1947, 15 anos depois de sua morte.
.