O nome Halloween deriva do termo All Hallows' Eve", onde Hallow significa "Santo" e "Eve" um termo para "véspera" (Divulgação/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 5 de setembro de 2023 às 17h09.
Última atualização em 5 de setembro de 2023 às 17h19.
No dia 31 de outubro acontece o Halloween, uma das festas mas tradicionais nos Estados Unidos e que ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos. Também lembrado como o Dia das Bruxas, esta data é cercada de eventos onde as fantasias são as principais atrações. No EUA, é tradicional crianças se vestirem de monstros e pedir doces nas casas.
Em 2023, o Halloween cairá em uma terça-feira. Desse modo, é possível que as comemorações sejam realizadas nos dias 27, 28 e 29, o fim de semana que antecede a data. Vale lembrar que o dia não é considerado feriado no Brasil.
A festividade, além de ser uma das mais tradicionais no EUA, é a que mais movimenta o mercado. Segundo dados de 2021, 65% da população norte-americana participa das celebrações dessa festa, representando 210 milhões de pessoas. Esse recorte movimentou cerca 9 bilhões por ano, entre 2017 e 2020.
Apesar de ser popular nos Estados Unidos, o Halloween possui origem nas ilhas britânicas em meados do século XIV e XVIII. Alguns historiadores apontam que a origem teria sido a partir de um festival praticado por celtas, grupo de povos que habitavam a Europa Central.
Chamado de "Samhaim", essa festa marcava o fim do verão e possuía um significado místico. Os celtas acreditavam que durante o festival, que acontecia anualmente em 1 de Novembro, a barreira do mundo dos mortos e dos vivos se quebrava e com isso, as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra.
No Samhain, as celebrações continham fogueiras com objetivo de manter os mortos longe dos vivos, além de muitos alimentos que serviam de homenagens e comemoração das colheitas realizadas pelo ano.
O nome Halloween deriva do termo All Hallows' Eve", onde Hallow significa "Santo" e "Eve" um termo para "véspera". Assim o "Hallowseve", ou "Halloween", designava a véspera do Dia dos Santos, que é celebrado em 1 de novembro.