A visibilidade do fenômeno variará de acordo com a região em que você estiver (VCG /Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 28 de outubro de 2023 às 14h10.
Um eclipse lunar parcial acontece hoje, sábado, 28 de outubro. Apenas algumas regiões do Brasil poderão acompanhar o fenômeno, mas, para quem gosta do tema, o eclipse terá transmissão ao vivo pelo canal Time and Date, no YouTube. O segundo acontecimento astronômico de peso no mês — o primeiro foi um eclipse solar, que pôde ser visto no Norte e Nordeste brasileiro — acontece no Brasil a partir das 15h01 (horário de Brasília) da tarde, com finalização prevista para 19h30.
A visibilidade do fenômeno variará de acordo com a região em que você estiver. Abaixo, entenda como acontece o eclipse lunar parcial.
O eclipse lunar terá início no Brasil às 15h01 (horário de Brasília) da tarde, com final previsto para 19h30.
O portal Time and Date, que fará transmissão ao vivo, indica que o próximo eclipse lunar poderá ser visto na Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
No Brasil, o fenômeno será visível apenas durante a fase penumbral, que é quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra. Lugares como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí poderão assistir ao evento de forma parcial.
O eclipse lunar do sábado (28) terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do portal Time and Date. Para assistir, basta acessar a live (https://www.youtube.com/@timeanddate) — identificada por "Live: Partial Lunar Eclipse - October 28/29, 2023", a partir das 16h (horário de Brasília).
Durante o eclipse lunar, o que acontece é que a Terra se projeta entre o Sol e a Lua, causando uma sombra no satélite natural terrestre. No fenômeno deste sábado (28), essa projeção será parcial — ou seja, não cobrirá em 100% o astro.