Por que a data da Black Friday muda todo ano?
Feriado acontece daqui um mês, no dia 24 de novembro
Redação Exame
Publicado em 25 de outubro de 2023 às 11h37.
Última atualização em 25 de outubro de 2023 às 11h45.
Data que impulsiona o comércio varejista no Brasil, a Black Friday reúne promoções e reduções de preço ao longo do mês de novembro, mas parece nunca ter um dia exato.
Isso pode confundir consumidores, especialmente os do Brasil, que não estão tão acostumados com a data comemorativa como os americanos. Mas há uma lógica por trás da data e um jeito de nunca mais perder o dia de descontos. Veja detalhes:
Por que a Black Friday muda de data?
Tradicionalmente, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro — e é por isso que a data muda todo ano.
Além disso, nos Estados Unidos, a Black Friday acontece sempre um dia após o feriado de Thanskgiving, ou Dia de Ação de Graças.
Que dia começa a Black Friday?
Em 2023, a Black Friday está marcada para o dia 24 de novembro. No entanto, muitas marcas estendem o prazo de promoções para além da sexta-feira em si.
Sendo assim, a semana em que acontece a Black Friday também costuma ter descontos e promoções no e-commerce e também no varejo físico.
Além disso, muitos varejistas antecipam as promoções da Black Friday em uma espécie de "esquenta" para a data ou até mesmo prolongam os descontos durante todo o mês.
Quando é a Black Friday?
A Black Friday 2023 acontece na sexta-feira 24 de novembro, mas diversos varejistas já oferecem produtos com descontos durante todo mês de novembro.
O que é Black Friday?
A Black Friday é um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.
Como surgiu a Black Friday?
A data da Black Friday surgiu nos Estados Unidos e sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, uma semana após o feriado de Ação de Graças.
Quando começou a Black Friday no Brasil?
A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010. Cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com descontos.