Ovo Fabergé: o que é e quanto custa a joia encontrada em iate russo
Produzidas na Rússia czarista, as peças atualmente são raras e de luxo; autoridades dos EUA encontraram possível exemplar em embarcação de oligarca
Agência O Globo
Publicado em 22 de julho de 2022 às 15h49.
Última atualização em 22 de julho de 2022 às 15h54.
Autoridades americanas avaliam se uma peça encontrada nesta quarta-feira dentro de um superiate é na verdade um ovo Fabergé. A peça rara, de luxo e de valor milionário, estava escondida dentro da embarcação de um oligarca russo , que foi apreendida em decorrência das sanções impostas pela invasão da Ucrânia.
De acordo com sites especializados, um ovo Fabergé pode custar até US$ 33 milhões (equivalente a R$ 179,7 milhões). A joia avaliada como mais cara é o "Terceiro Ovo de Páscoa Imperial". A peça foi produzida em 1887, com ouro de 18 quilates, para o czar russo Alexandre III presentear sua mulher, Maria Feodorovna.
Os ovos Fabergé foram criados após o império russo contratar a empresa dirigida por Peter Carl Fabergé. O joalheiro criou uma série de 50 ovos de Páscoa para a família imperial russa de 1885 a 1916. Eles foram inicialmente projetados para conter um anel de diamante na parte de dentro. Mas também havia modelos que incluíam pingentes de rubi, relógios e colares.
O paradeiro de parte desses ovos é desconhecido. E, nesta quarta-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA encontrou um exemplar que possivelmente faz parte da coleção criada por Peter Carl Fabergé.
A vice-procuradora-geral dos EUA, Lisa Monaco, disse ao fórum de segurança de Aspen que sua equipe fez uma das descobertas mais "interessantes" na embarcação que veio de Fiji e está ancorada na baía de San Diego, na Califórnia.
"Temos encontrado algumas coisas realmente interessantes… recuperamos um Fabergé — ou suposto ovo Fabergé — em um desses [ iates ], então fica cada vez mais interessante", afirmou Monaco.
Segundo a procuradora, se o ovo com joias for considerado autêntico, ele será um dos poucos remanescentes no mundo e valerá milhões de dólares.
LEIA TAMBÉM:
O que se sabe do acordo entre Rússia e Ucrânia para exportar grãos e fertilizantes