Meteoro ou lixo espacial? Luzes misteriosas são vistas no céu no interior de SP; veja vídeo
O fenômeno também pôde ser visto em mais cidades e no estado de Minas Gerais e Goiás
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 20 de junho de 2023 às 10h15.
Última atualização em 20 de junho de 2023 às 10h27.
Luzes em movimento foram observadas no céu, na noite desta segunda-feira, 19, por alguns moradores da região de Campinas, interior de São Paulo. O fenômeno também pôde ser visto em mais cidades e no estado de Minas Gerais e Goiás.
Segundo relatos, as luzes de cores esverdeadas apareceram no céu e logo se apagaram. As primeiras informações é que trata-se de um "lixo espacial", segundo astrônomo do Observatório Municipal de Campinas.
- Presidente da Light Sesa, Thiago Guth, renuncia ao cargo
- Eletrobras prevê demitir mais de 1.500 funcionários em segundo PDV desde privatização
- IGP-M: inflação do aluguel tem deflação na 2ª prévia de junho
- JBS (JBSS3) anuncia R$ 2,2 bilhões em dividendos: veja quem tem direito
- Governo fixa novos valores de financiamento do Fies para curso de medicina
- WhatsApp fora do ar? Usuários relatam instabilidade em aplicativos
Os primeiros indícios seriam de que as luzes seriam um meteoro, porem segundo oastrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Gonçalves, não poderia ser tal fenômeno, devido a fragmentação e duração das luzes no céu.
Veja o vídeos
O que é um meteoro?
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.
Já o fenômeno da chuva acontece quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante.
O que é lixo espacial?
São restos de satélites, foguetes e outros equipamentos utilizados para a exploração sideral, e que nunca foram recolhidos por seus donos.Há, atualmente, cerca de 9 mil toneladas de lixo espacial em órbita e o risco de colisão é crescente.
Em 2021,uma comissão da ONU se reuniu para debater o problema e tentar encontrar uma solução para o tráfego espacial. O Comitê para o Uso Pacífico do Espaço (COPUOS, na sigla em inglês) irá examinar uma vasta gama de tecnologias capazes de criar um sistema anticolisão colaborativo. O grande obstáculo para isso, no entanto, está na espionagem. Rivais espaciais de longa data, como Estados Unidos, Rússia e China, relutam em divulgar a posição de seus satélites.