Pop

MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB após caso de assédio; veja momento

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira por Tadeu Schmidt, após a edição mostrar todos os ocorridos da festa do líder

MC Guimê: cantor foi expulso do BBB 23 na noite desta quinta-feira. (Globo/Reprodução)

MC Guimê: cantor foi expulso do BBB 23 na noite desta quinta-feira. (Globo/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de março de 2023 às 23h19.

Última atualização em 17 de março de 2023 às 12h38.

Os participantes MC Guimê e Antônio "Cara de Sapato" foram expulsos do Big Brother Brasil na noite desta quinta-feira, 16. O anúncio foi feito por Tadeu Schmidt após a edição mostrar todos os acontecimentos durante a Festa do Líder envolvendo os brothers e a intercambista mexicana Dania Mendez.

Mais cedo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar os acontecimentos envolvendo os três participantes. Durante todo o dia de hoje, internautas pediram posições firmes da Globo sobre o ocorrido.

EXPULSÃO DE GUIMÊ E SAPATO:

Relembre outros casos de assédio no programa

Programa expôs a vítima por audiência?

O que aconteceu no BBB ontem?

A festa de Guimê aconteceu na noite de ontem, 15, e o que era para ser uma comemoração para o Líder acabou se tornando uma das piores noites para o jogo do MC.

Vídeos do participante do Quarto Deserto passando a mão nas costas e nádegas de Dania Mendez, do reality mexicano "La Casa de Los Famosos" e intercambista na casa brasileira, viralizaram durante a madrugada.

A palavra "assédio" rapidamente foi para os assuntos mais comentados do Twitter. No vídeo, é possível ver a mexicana claramente incomodada com o toque de Guimê. Em um momento, ela pega a mão dele e tira de perto.

Lexa se pronuncia após vídeo de MC Guimê

MC Guimê é casado com a cantora Lexa, que começou a noite de quarta-feira publicando mensagens de apoio ao marido. "Eu não paro de chorar vendo ele tão feliz! Vocês acham que é fácil? Dói demais, dói em um lugar inexplicável, mas eu tô com você até depois do fim. Curta a sua festa! Te amo", publicou a carioca logo após a festa começar.

Depois de Guimê supostamente assediar Dania, Lexa foi ao Twitter desabafar. "Eu sei a mulher incrível que eu sou, ajudando o tempo todo (...) não durmo direito, parei a minha vida para ver o Guimê acontecer", disse.

"Eu não tô bem, preciso de um tempo para mim... Até logo, não sei quando voltarei por aqui", finalizou em outro tuíte.

De tarde, Lexa foi ao seu Instagram anunciar que não vai falar mais de BBB nas redes sociais ou assistir ao programa.

Sapato também foi acusado de assédio

Outro participante que foi acusado de assédio durante a festa de ontem foi Cara de Sapato. O aniversariante da noite bebeu pela primeira vez no programa e foi visto diversas vezes tentando puxar Dania Mendez para um beijo.

Em um momento, a produção teve de alertar o jogador de MMA para que ele parasse com o contato físico. Avisos como esse têm se tornado comum após diversos casos de assédio viralizarem nas últimas edições.

A família do atleta usou as redes sociais para se pronunciar sobre o acontecido:

"Sabemos que certas atitudes não podem acontecer nem por brincadeira. Por isso, nossas sinceras desculpas à Dania e sua família pelos acontecimentos. (...) Quando sair da casa e vir essas imagens, Sapato vai precisar entender o que aconteceu, rever comportamentos, se desculpar e aprender que há limites que não podem ser ultrapassados", diz a nota.

Marcas patrocinadoras repudiam caso

Após os acontecimentos, marcas patrocinadoras do programa se pronunciaram sobre o ocorrido, repudiando a postura de MC Guimê e Cara de Sapato.

Em nota publicada nas redes sociais, o Mercado Livre, um dos maiores patrocinadores do programa, repudiou as atitudes dos brothers em um post com a mensagem "chega de assédio".

O também varejista Carrefour publicou uma nota afirmando que todas as relações devem ser baseadas no respeito e no consentimento. A Coca-Cola não chegou a mencionar o termo assédio, mas também publicou uma nota reforçando a necessidade de respeito nas relações.

 

Vale lembrar que a edição deste ano conta com um número recorde de patrocínio. Ao todo, 12 marcas estão presentes no programa, diferentes tipos de ações.

Comportamento de Guimê e Sapato é crime?

Popularmente chamamos de assédio toda forma de abuso físico ou psicológico cometido contra outra pessoa (na maioria das vezes uma mulher).

Obviamente, qualquer conduta sem consentimento é inadequada e criminosa. Não se avança sobre o corpo de outra pessoa sem a sua autorização.

O encostar ou passar a mão é enquadrado como crime de importunação sexual, com pena de reclusão de 1 a 5 anos. Há um detalhe a ser observado: estar embriagado não exime ninguém da responsabilidade pelo crime. Em outras palavras, alegar embriaguez não tira a responsabilidade pelo crime e nem o fato de estar em uma festa.

Também é importante ressaltar que esse tipo de conduta, infelizmente, ocorre diariamente sobretudo contra mulheres, submetidas a um nível de violência inaceitável e que requer providências imediatas. Fechar os olhos para condutas consideradas “menores” somente perpetua tais condutas.

Acompanhe tudo sobre:BBBBig Brother Brasil

Mais de Pop

'Todo Mundo Odeia o Chris': por onde anda o elenco da série 15 anos depois

Os 10 melhores filmes sobre o fim do mundo para assistir no streaming

Que horas começa 'House of the Dragon'? Veja horário do 2º episódio e onde assistir online

Com novas emoções, ‘Divertida Mente 2’ aborda a adolescência com o que a Pixar faz de melhor

Mais na Exame