Julian Lennon participa do evento MusiCares Person of the Year homenageando Joni Mitchell no MGM Grand Marquee Ballroom em 1º de abril de 2022 em Las Vegas (Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de abril de 2022 às 13h51.
O hit de 1971 de John Lennon, “Imagine”, é frequentemente lembrado em tempos de guerra, com suas letras pedindo união e paz. Mas foi a guerra na Ucrânia que finalmente provocou o filho de Lennon, Julian, a cantar a música pela primeira vez.
Julian Lennon escreveu em uma nota no YouTube que ele resistiu por anos a cantar a música. "A única vez que eu consideraria cantar 'Imagine' seria se fosse o 'Fim do Mundo'", disse ele.
No entanto, a guerra na Ucrânia é “uma tragédia inimaginável”, escreveu ele, e “como humano e como artista, me senti compelido a responder da maneira mais significativa que pude”.
O cover foi feito em apoio à campanha de arrecadação de fundos #StandUpForUkraine, organizado pela organização sem fins lucrativos Global Citizen. Um evento em Varsóvia no último sábado, 9, em apoio à arrecadação de fundos arrecadou US$ 10 bilhões para refugiados ucranianos.
De acordo com o jornal americano Washington Post, quase metade do valor veio de doações de governos, empresas e indivíduos. A outra parcela veio como doações e empréstimos de instituições financeiras públicas europeias.
Julian Lennon escreveu que escolheu a música em parte porque sua letra “reflete nosso desejo coletivo de paz em todo o mundo. Pois dentro dessa música, somos transportados para um espaço onde o amor e a união se tornam nossa realidade, mesmo que por um momento.”
Na letra da música está o trecho: “Imagine todas as pessoas/ Compartilhando todo o mundo/ Você/ Você pode dizer que sou um sonhador”. Lennon escreveu que a música “reflete a luz no fim do túnel, que todos esperamos”.
Não está claro pelo qual Julian Lennon, cujo nome verdadeiro é John – ele disse ao jornal inglê The Guardian que adotou o nome Julian depois que o nome singular causou confusão em sua casa – prometeu não cantar “Imagine”. Julian se afastou de seu pai depois que ele deixou o filho e Cynthia Lennon, mãe de Julian e esposa de John na época, por Yoko Ono, que teria contribuído para criar a música.
Yoko Ono, viúva de John Lennon, que foi creditada por ajudar a criar “Imagine”, fez uma campanha com outdoors em grandes cidades, como Nova York, Londres e Seul, com a mensagem: “Imagine Peace”.