Pop

Fenômeno raro: Lua e Urano vão se aproximar nesta quarta-feira, 12; saiba como observar

No Brasil, o fenômeno poderá ser visto por volta das 20h44 (horário de Brasília)

O corpo celeste irá passar a meros 47,2 minutos do planeta, dando continuidade a "turnê mensal" pelos planetas esse mês. (Brook Mitchell/Getty Images)

O corpo celeste irá passar a meros 47,2 minutos do planeta, dando continuidade a "turnê mensal" pelos planetas esse mês. (Brook Mitchell/Getty Images)

A Lua e Urano farão uma aproximação nesta quarta-feira, 12, que será possível ver no céu. O corpo celeste irá passar a meros 47,2 minutos do planeta, dando continuidade a "turnê mensal" pelos planetas esse mês.

De acordo com o jornal In-the-sky.org, Lua e Urano estarão um pouco separados demais para caber confortavelmente no campo de visão, mas poderão ser visíveis através de um par de binóculos. A Lua estará em magnitude -12,5; enquanto Urano em 5.7.

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

No Brasil, o fenômeno poderá ser visto por volta das 20h44 (horário de Brasília) que será o momento em que a dupla atingirá uma altitude de 7° acima do horizonte oriental. Por volta da 01h50, já da quinta-feira, 13, eles alcançarão seu ponto mais alto, chegando a 57° acima do horizonte norte.

As circunstâncias deste evento foram computadas usando as dados publicados pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa. Os cientistas observaram alinhamentos planetários que são de interesse de astrônomos amadores.

Veja também: 

Qual é a sensação de ir ao espaço? Capitão Kirk revela

Grupos no WhatsApp poderão ter até mil membros; saiba mais

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoLuaPlanetas

Mais de Pop

Anitta será primeira atração do BBB 25; reality passa a ter dois shows por semana

Quais foram as 50 músicas mais tocadas no Brasil em 2024? veja o ranking

‘BBB 25’ vai contar os ovos que Gracyanne Barbosa come por dia

Skeelo aposta que audiobook veio para ficar — e crescimento da empresa mostra força do setor