Dia Nacional da Saúde: conheça a origem da data que homenageia o médico Oswaldo Cruz

Veja 5 frases para celebrar o Dia Nacional da Saúde
Oswaldo Cruz: importante personagem da história do combate a epidemias que surgiram no Brasil no início do século XX. (Hulton Archive/Getty Images)
Oswaldo Cruz: importante personagem da história do combate a epidemias que surgiram no Brasil no início do século XX. (Hulton Archive/Getty Images)
A
Antonio SouzaPublicado em 05/08/2022 às 00:06.

Nesta sexta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. 

Ela foi oficializada e inserida no calendário brasileiro em 8 de Novembro de 1967, após aprovação do Decreto de Lei nº 5.352 do Ministério da Saúde. Apesar da data ser comemorada esse dia no Brasil, internacionalmente é celebrada no dia 7 de abril.

Qual a origem do Dia Nacional da Saúde?

A escolha do dia 5 de agosto é para homenagear o médico Oswaldo da Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. 

Quem foi Oswaldo da Cruz?

Oswaldo da Cruz foi um importante personagem da história do combate a epidemias que surgiram no Brasil no início do século XX. Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892 e publicou, antes de concluir o curso, dois artigos sobre microbiologia.

Sua primeira contribuição significativa de com a saúde pública foi em 1894 no Vale do Paraíba. A região era atingida por uma epidemia de cólera, ele então iniciou uma análise de amostras obtidas na água do local e concluiu que havia presença da bactéria. 

Sua luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia na Alemanha. Ele morreu em 1917 com apenas 44 anos.

Frases para o Dia Nacional da Saúde

A saúde não é um estado da matéria e sim do espírito.

A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade..." (Gonzaguinha)

A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos...

A saúde é o nosso maior bem, por isso cuide dela. Você pode ter tempo, dinheiro e oportunidades, mas sem saúde você não desfrutará a plenitude da vida.

Seus hábitos impactam positivamente ou negativamente sua saúde, por isso seja responsável.

Veja também: 

Dia de São João Maria Vianney: veja 5 frases do sacerdote que deu origem ao Dia do Padre

Lady Gaga e Joaquin Phoenix voltam em Coringa 2; confira a data de estreia