Dia Mundial dos Oceanos: o que se comemora no dia 8 de junho

A data é para lembrar a importância da vida marítima em nosso cotidiano
 (Fernando Frazão/Agência Brasil)
(Fernando Frazão/Agência Brasil)
A
Antonio Souza

Publicado em 08/06/2022 às 10:52.

Última atualização em 08/06/2022 às 10:58.

Neste dia 8 de Junho é celebrado o Dia mundial dos Oceanos. O objetivo da data é destacar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta.

VEJA TAMBÉM: ONU fala em 'catástrofe' após indicadores climáticos baterem recordes

Quem criou o Dia Mundial dos Oceanos?

A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2008 e reforça a importância da água e meio ambiente em nossas vidas.

Segundo a ONU, cerca de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha para sua sobrevivência e até 2050, aproximadamente 300 milhões podem ser impactadas com as mudanças climáticas e poluição dos oceanos.

Com o objetivo de chamar a atenção para esses problemas marítimos, a ONU realiza anualmente um evento global, juntamente com a Divisão de Assuntos Oceânicos (Escritório de Assuntos Jurídicos) para discutir ações de preservação dos oceanos. Esse ano, o evento ocorrerá de forma híbrida, presencialmente na sede da ONU em Nova York (EUA) e terá transmissão ao vivo.

A discussão esse ano será abordado o tema: Revitalização: Ação coletiva para os oceanos, onde serão destacadas iniciativas globais de exploração científica e conservação, visando revitalizar a biodiversidade marítima.

LEIA TAMBÉM: Feira do livro no Pacaembu: confira datas, palestrantes e programação do evento em São Paulo