Bienal do Livro de SP: saiba tudo sobre o evento para se divertir ao máximo - e evitar perrengues
Saiba mais sobre como chegar ao evento, ingressos, cash back, autógrafos, os autores do dia e a previsão do tempo
Repórter da Home
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 08h00.
Última atualização em 6 de setembro de 2024 às 16h04.
Os leitores vorazes contam os dias para o início da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo . O maior evento cultural da América Latina atrai pessoas ansiosas pelas novidades do universo literário, além de reunir editoras, escritores, quadrinistas e outros importantes players do entretenimento.
O evento é uma grande oportunidade para fãs que querem conhecer de perto seus escritores preferidos. Muitas pessoas são tomadas pela nostalgia ao se depararem com as obras que marcaram suas infâncias, e outras são impactadas pelas tendências culturais destacadas no evento.
Diversas famílias têm a tradição de levar os filhos pequenos à Bienal do Livro como uma das maneiras de introduzí-los ao hábito da leitura e estimular novas paixões.
Neste ano, a programação estará repleta de debates envolventes sobre o mundo dos livros e a cultura brasileira, além de temas relacionados aos desafios do Brasil, futuro das redes sociais, ficção científica, true crime e bem-estar. Saiba tudo sobre o evento a seguir.
Quais são os dias da Bienal do Livro de São Paulo?
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ocorre de 6 a 15 de setembro de 2024.Nos dias de semana (06, 09 a 13 de setembro), o evento funcionará das 09h às 22h, com entrada permitida até às 21h. Nos finais de semana (07, 08 e 14 de setembro), a Bienal abrirá das 10h às 22h, também com entrada liberada até às 21h.
No último dia da feira, 15 de setembro, o horário será reduzido, com o evento funcionando das 10h às 21h, sendo possível acessar o local até às 19h.
Onde será a Bienal do Livro de São Paulo?
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá em um novo local. O evento será realizado no Distrito Anhembi, situado na Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38, no bairro Santana, na zona norte da capital paulista.Com 400.000 m², o espaço oferece uma infraestrutura de qualidade internacional, em uma área de fácil acesso e localização privilegiada.
Como chegar?
O Distrito Anhembi está a apenas 1,5 km da Estação Portuguesa-Tietê da linha azul do metrô. Durante a Bienal, haverá transporte coletivo gratuito partindo dessa estação até o local do evento. Para quem preferir ir de carro, o parque de estacionamento do Anhembi oferece mais de 5.800 vagas disponíveis.
Quanto custam os ingressos da Bienal do Livro?
Os ingressos para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo custam R$ 35 para entrada única em qualquer dia do evento. A meia-entrada está disponível por 17,50 reais, também para visita única em qualquer dia.Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos têm entrada gratuita.
Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Distrito Anhembi ou no site Feverup . O site oficial da Bienal informa que, comprando online até o dia 5 de setembro, é possível receber cashback. Para mais detalhes, visite o site da Bienal.
Quais são as atrações confirmadas para a Bienal do Livro?
A 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo conta com a participação de escritores, empreendedores, artistas e influenciadores envolvidos com o universo literário e que são referências culturais para muitos brasileiros. O evento pretende reunir fãs de cada atração, contemplando públicos de diferentes idades e gostos.
Entre as atrações confirmadas, estão os grandes nomes da literatura nacional como:
- Conceição Evaristo
- Carol Chiovatto
- Fernanda Castro
- Giu Domingues
- Vitor Martins
- Juan Julian
- Iris Teles
- Felipe Castilho
- FML Pepper
- André Vianco
- Pedro Rhuas
- Paula Pimenta
- Pedro Bandeira
- Babi Dewet
- Thalita Rebouças
- Stefano Volp
- Raphael Montes
A Bienal do Livro também terá autores internacionais como:
- Lynn Painter
- Hannah Nicole Maehrer
- Hayley Kiyoko
- Jeff Kinney
- Hwang Bo-Reum
- Brittainy Cherry
- Imogen Binnie
Veja as principais atrações da Bienal do Livro de São Paulo
Como conseguir autógrafos dos seus escritores favoritos?
Além de participar de discussões fascinantes, os visitantes da Bienal do Livro têm a oportunidade de interagir com seus autores favoritos. Para realizar esse sonho, eles precisam retirar uma senha para entrar na fila de autógrafos e seguir a seguintes regras:
- A senha é pessoal e intransferível. Somente quem retirou a senha online, previamente, terá acesso a sessão de autógrafos.
- É obrigatória a apresentação da senha de confirmação e documento com foto na data, horário e local da sessão de autógrafos para acesso.
- O atendimento/organização do público para retirar o autógrafo será feito 15 minutos antes do horário de cada sessão.
- Recomendamos que os fãs levem apenas o seu livro para a sessão de autógrafos.
- O autor autografará 1 (um) livro por senha.
- Com a autorização prévia do autor você poderá tirar foto com o seu próprio celular para registrar o momento.
- No caso de extravio da senha, esta não será substituída e o portador perderá o direito de participar da sessão de autógrafos.
- O CPF, nome e sobrenome cadastrados de cada participante serão validados na hora da experiência.
- A inscrição não garante a sua entrada na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para isso, é necessário a compra do ingresso.
A solicitação da senha de autógrafos ocorre pela plataforma Feverup .
Conheça os espaços oficiais
A Bienal do Livro conta com mais de 2 mil horas de palestras, bate papos, encontros e outras atividades diversas divididas em 13 espaços. Veja a seguir:
- Arena Cultural Paper Excellence: oferece bate-papos e palestras com autores nacionais e internacionais;
- Cozinhando com Palavras: área dedicada ao setor de livros de gastronomia;
- Espaço Infâncias: oferece atividades educativas e lúdicas para o público escolar;
- Salão de Ideias Banco CAF: oferece debates sobre temas atuais de relevância social e cultural;
- BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias): oferece ao público contação de histórias e espetáculos de música e literatura;
- Espaço Cordel e Repente: conta com debates, apresentações e outras atividades sobre a literatura de cordel;
- Papo de Mercado MVB: temas relacionados ao mercado do livro;
- Espaço Educação: um novo espaço, com o propósito de promover discussões sobre educação ambiental, inovação e políticas educacionais;
- Auditório Edições Sesc São Paulo: conta com encontros organizados a partir dos livros da editora Edições Sesc;
- Auditório Ziraldo: espaço batizado em homenagem ao escritor, que traz encontros entre autores e leitores com atividades organizadas pelas próprias editoras;
- Espaço de Autógrafos By Suzano: espaço para 150 visitantes por sessão e distribuição antecipada de senhas a partir de 9 de agosto;
- Arena de Entrevistas Skeelo: local onde influenciadores literários entrevistarão autores;
- Espaço Prêmio Jabuti: encontro entre leitores e os vencedores do Jabuti e do Jabuti Acadêmic;
Qual é a previsão do tempo para o primeiro dia da Bienal?
A Bienal do Livro começa nesta sexta-feira, 6 de setembro. O dia será de sol com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 28°C de máxima e 18°C de mínima, com sensação térmica entre 27°C e 17°C. A umidade do ar estará em 72%. Não há previsão de chuva, com ventos de brisa forte a 12 km/h. O índice de raios UV será moderado, com valor máximo de 5.