5 ferramentas para gerir melhor sua equipe
Com a ajuda da tecnologia, empreendedores conseguem melhorar o clima de pequenas empresas
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2012 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo – Os empreendedores costumam assumir sozinhos a gestão de seus funcionários. Muitas vezes, as pequenas empresa não contam nem com um departamento de Recursos Humanos . Isso não significa, no entanto, que gerir a equipe seja uma tarefa pouco importante. “Existem várias ferramentas que podem ajudar pequenas empresas na gestão de sua equipe”, diz Othamar Gama Filho, diretor executivo da consultoria Recruiters. Veja cinco ferramentas sugeridas pelo especialista para facilitar a gestão de sua equipe e melhorar o clima da sua empresa.
O Byyou é uma opção gratuita de rede social corporativa. Imitando outras redes, como o Facebook, é possível trocar informações e conversar com os funcionários, além de aproximar a relação com fornecedores e clientes também.
Esta também é uma ferramenta de rede social corporativa. Para Filho, ela ajuda sua equipe a compartilhar conhecimento. “É possível transmitir informações de forma rápida e aumentar o engajamento entre os funcionários”, diz.
Esta é uma ferramenta para gestão de projetos em que é possível convidar os funcionários a darem sugestões e acompanharem o andamento de tarefas. “Possui uma conta gratuita que permite gerir projetos complexos e alocar e monitorar a realização de tarefas pelos integrantes de sua equipe”, afirma.
Muitos empreendedores usam o Skype para chamadas pessoais e não se dão conta da utilidade do serviço na empresa. “É uma ferramenta muito boa para gerir equipes que trabalham em diferentes localidades, com sua capacidade de realizar reuniões virtuais com vídeo, voz e compartilhamento de arquivos”, sugere.
O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem e pode ajudar a acessar documentos importantes a qualquer momento. “Uma ferramenta muito boa para compartilhar arquivos com sua equipe e fazer backups sem a necessidade de um servidor local”, explica Filho.