Exame Logo

Yahoo! planeja separar fatia no Alibaba sem pagar impostos

A empresa revelou plano para encerrar participação de 15% no Alibaba sem ter que pagar impostos, no primeiro passo para separar o negócio

Sede do Yahoo!: negócio é avaliado em cerca de US$ 40 bilhões (Justin Sullivan/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 20h23.

San Francisco - O Yahoo revelou um plano para cindir sua participação de 15 por cento no portal chinês Alibaba sem ter que pagar impostos, no primeiro passo de um processo altamente antecipado de separar o negócio, avaliado em cerca de 40 bilhões de dólares.

As ações do Yahoo subiram cerca de 7 por cento, para 51,45 dólares, no after-market nesta terça-feira, na sequência da cisão e dos resultados, que superaram as expectativas de analistas apesar das receitas ficarem levemente abaixo do esperado.

Acionistas avaliam que o Yahoo e sua fatia no Alibaba valeriam mais separadamente, contanto que as ações do Alibaba não estejam sujeitas à taxa fiscal de 35 por cento que incorreria em sua venda.

O valor de mercado do Yahoo, de 45 bilhões de dólares, enquanto sua fatia no Alibaba é de cerca de 40 bilhões de dólares, significando que o atual preço das ações do Yahoo atribui pouco valor ao negócio principal. Alguns investidores acreditam que o e-mail, o site e outras operações valem entre 7 bilhões e 8 bilhões de dólares.

A receita do Yahoo, excluindo taxas pagas a websites parceiros, caiu 1,8 por cento nos últimos três meses de 2014, na comparação anual, para 1,18 bilhão de dólares, um pouco abaixo das expectativas de Wall Street. A média de analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S apontava para receita ajustada de 1,185 bilhão de dólares. O Yahoo disse que lucrou 0,30 dólar por ação no quarto trimestre, excluindo certo itens, superando em 0,01 dólar o consenso das estimativas de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

*Atualizada às 21h22 do dia 27/01/2015

São Paulo - A oferta pública inicial de ações do Alibaba foi a maior do mundo. O IPO levantou 25 bilhões de dólares.Na última sexta-feira, a abertura de capital da gigante chinesa fez com que outras empresas do setor de tecnologia ganhassem força nas bolsas americanasCom isso, não foi não foi somente Jack Ma,fundador do Alibaba, que viu sua fortuna aumentar.Segundo o índice de bilionários da Bloomberg, 26 empresários do setor de tecnologia ficaram 3,1 bilhões mais ricos. Veja os seis bilionários que mais ganharam.
  • 2. Robin Li

    2 /8(Reprodução/Youtube)

  • Veja também

    O segundo maior bilionário entre os chineses do setor de tecnologia viu as ações do Baidu dispararem 4,3%. Ele ganhou 680 milhões de dólares.
  • 3. Richard Liu

    3 /8(Bloomberg)

  • O fundador e presidente da JD.com, acrescentou 403 milhões de dólares à fortuna após as ações da companhia terem subido 5%.
  • 4. Azim Premji

    4 /8(Wikimedia Commons)

    O homem mais rico da Índia ganhou 400 milhões de dólares. Ele é o fundador da Wipro Technologies.
  • 5. Larry Ellison

    5 /8(Justin Sullivan/Getty Images)

    O cofundador da Oracle aumentou seu patrimônio em 399,9 milhões de dólares.
  • 6. Bill Gates

    6 /8(AFP/Arquivos)

    O fundador da Microsoft viu sua fortuna aumentar 329 milhões de dólares.
  • 7. Zuckerberg

    7 /8(Getty Images)

    O CEO do Facebook ganhou 243 milhões de dólares.
  • 8. 8 livros que Warren Buffett gostaria que você lesse

    8 /8(Daniel Acker/Bloomberg)

  • Acompanhe tudo sobre:AlibabaEmpresasEmpresas americanasEmpresas chinesasEmpresas de internetImpostosJack MaLeãoYahoo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame