Volvo e Autoliv se unem para desenvolver carros autônomos

As duas empresas suecas disseram que a parceria terá uma força de trabalho inicial de cerca de 200 funcionários, oriundos de ambas as companhias controladoras

	Volvo: "Ao combinar nossos conhecimentos e recursos criaremos uma líder mundial em desenvolvimento de software AD"
 (Divulgação/Volvo Cars)
Volvo: "Ao combinar nossos conhecimentos e recursos criaremos uma líder mundial em desenvolvimento de software AD" (Divulgação/Volvo Cars)
Por Da RedaçãoPublicado em 06/09/2016 16:52 | Última atualização em 06/09/2016 16:52Tempo de Leitura: 1 min de leitura

Estocolmo - A Volvo Car Group e o grupo de segurança automotiva Autoliv anunciaram nesta terça-feira que formariam uma joint venture para desenvolvimento de software para direção autônoma.

As duas empresas suecas disseram que a parceria terá uma força de trabalho inicial de cerca de 200 funcionários, oriundos de ambas as companhias controladoras, um número que aumentará para mais de 600 no médio prazo.

A joint venture, que também terá sede na Suécia, e ainda não tem nome, desenvolverá sistemas avançados de assistência ao motorista (Adas, na sigla em inglês) e direção autônoma (AD) para serem utilizados em carros da Volvo.

A tecnologia a ser desenvolvida pela joint venture, que deve iniciar suas operações no início do ano que vem, também será vendida pela Autoliv para montadoras globalmente, com receitas compartilhadas por ambas as empresas.

"Ao combinar nossos conhecimentos e recursos criaremos uma líder mundial em desenvolvimento de software AD. Isto significa que podemos introduzir esta tecnologia a nossos consumidores mais rapidamente", disse o presidente-executivo da Volvo, Hakan Samuelsson.