Volkswagen: companhia alemã vai dedicar mais de dois terços do total de investimentos planejados de 84,2 bilhões de euros até 2018 para veículos e tecnologia (Divulgação/Volkswagen)
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2013 às 11h20.
Berlim - A Volkswagen, maior montadora da Europa, continuará a gastar na modernização e expansão de seus modelos nos próximos anos, apesar de reduzir o investimento planejado em outras áreas para compensar custos em ascensão.
A companhia alemã vai dedicar mais de dois terços do total de investimentos planejados de 84,2 bilhões de euros (113 bilhões de dólares) até 2018 para veículos e tecnologia, disse nesta sexta-feira.
Os gastos não associados a produtos irão cair em cerca de 500 milhões de euros por ano para 12,7 bilhões de euros entre 2013 e 2015, ante 13,1 bilhões de euros do programa de três anos de 2012, disse a VW.
"Em tempos como estes, nossa gestão de investimento e disciplina de custo irão permanecer como o cerne das nossas atividades", disse o presidente-executivo da companhia, Martin Winterkorn.
Com custos da nova plataforma de produção pesando no lucro, e com descontos de preço e efeitos da moeda reduzindo as receitas de vendas, analistas esperavam que a VW protegesse gastos relacionados a produtos dos cortes em projetos não relacionados a seus modelos.
As duas joint ventures chinesas da empresa, que não são consolidadas, vão investir mais 18,2 bilhões de euros entre 2014 e 2018, colaborando para a estratégia da empresa de se tornar a maior montadora do mundo.
O conselho fiscal aprovou os gastos com fábricas, veículos e pesquisa e desenvolvimento em uma reunião nesta sexta-feira.