Bobinas de cobre: Paranapanema é líder do setor no Brasil (./Divulgação)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - A Vale informou, nesta quinta-feira (29/7), que tem planos para comprar a Paranapanema, empresa líder na produção de cobre refinado no Brasil. Como a Paranapanema é listada no nível 1 de governança corporativa da BM&F Bovespa, a Vale deverá lançar um edital de oferta pública de compra das ações.
A intenção é comprar até 100% do capital da companhia, mas a efetivação da oferta ocorrerá se houver, pelo menos, adesão de acionistas correspondentes a 50% dos papéis mais uma ação ordinária.
A Vale pode pagar até 2,011 bilhões de reais pela companhia, caso haja a adesão de 100% dos investidores da Paranapanema. O preço corresponde a 6,30 reais por ação ordinária um prêmio de 22,4% sobre a média ponderada pelo volume dos preços de fechamento dos pregões dos últimos 90 dias. No laudo de avaliação da empresa, o preço equivale a um prêmio de 8,6% sobre o fechamento desta quarta-feira (28/7).
A Vale pretende pagar o negócio à vista e em reais. A oferta é intermediada pelo Banco Bradesco BBI, que também garantirá a liquidação financeira. O leilão será realizado no dia 1º de setembro, às 15 horas.