Vale faz parceria com MIT
Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale poderão ganhar bolsas de estudo na instituição americana
Talita Abrantes
Publicado em 19 de maio de 2010 às 10h11.
São Paulo - A Vale assinou nessa segunda-feira (10) um acordo de cooperação educacional com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A parceria prevê, entre outras atividades, bolsas de estudo na universidade americana para pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV).
O acordo terá duração de cinco anos e se estenderá também para outras instituições parceiras do MIT na Índia, China, Rússia e países europeus. A ideia é facilitar a colaboração científica entre os pesquisadores desses centros de estudo.
Para isso, o acordo prevê a realização de dois seminários anuais no Brasil com professores da Sloan School of Management (MIT Sloan), além de encontro entre os pesquisadores das duas instituições e um projeto de intercâmbio para estudantes da universidade americana.
"O MIT se situou nos Estados Unidos como o paradigma de instituição que faz o vínculo entre universidade e empresa", afirma o diretor do ITV, Luiz Mello. De acordo com ele, essa proposta vai ao encontro do objetivo do novo instituto. "Ao criar o ITV, a Vale busca ter uma estrutura interna que permita endereçar questões de longo prazo".
As obras do primeiro ITV devem começar ainda este ano no Pará. Na região, o centro será destinado para pesquisas científicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Outros institutos serão construídos em Minas Gerais e São Paulo, com foco em mineração e energia, respectivamente.
Ao todo serão 1.200 vagas em todo o país. Dessas, 150 serão destinadas para pesquisadores. O recrutamento deve começar já no segundo semestre deste ano. Com apoio de pelo menos quatro agências de fomento à ciência e tecnologia, o projeto terá recursos de mais de 130 milhões de reais.