Negócios

Vale assina contratos com siderúrgicas chinesas

Em viagem à China, o presidente da mineradora fechou acordos de fornecimento com a Beitai e Maanshan, além de um termo de entendimento com a Shougang

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Companhia Vale do Rio Doce anunciou, nesta quinta-feira (21/9), a assinatura de acordos com três siderúrgicas chinesas. Os dois primeiros, selados com as companhias Beitai e Maanshan, são contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro. O último, fechado com a Shougang, é um memorando de entendimento para aprofundar as relações comerciais e desenvolver parcerias em mineração, siderurgia e logística, entre outros.

Pelo acordo com a Beitai, a Vale passará a fornecer 4,2 milhões de toneladas anuais de minério de ferro, até 2031. Trata-se do contrato mais longo assinado pela empresa brasileira com uma siderúrgica da China. O volume pode crescer para 7,2 milhões de toneladas a partir de 2009. Fundada em 1971, a Beitai tem capacidade de produção anual de 6 milhões de toneladas de ferro gusa e 4,5 milhões de toneladas de aço.

Para a Maanshan, a Vale venderá 7,3 milhões de toneladas de minério de ferro a partir de 2007. O contrato, que vence em 2013, pode ser ampliado para 8,3 milhões de toneladas em 2009. De acordo com a mineradora, esse é o segundo maior contrato, em termos de volume, selado entre ela e uma parceira chinesa.

A China é o maior cliente da Vale no exterior e o segundo mercado em importância, atrás apenas do brasileiro. Somente no segundo trimestre, a China rendeu à mineradora uma receita bruta de 1,85 bilhão de reais - ou 18,3% do total. O Brasil respondeu por 2,094 bilhões, o equivalente a 20,7%. Há dois anos, a participação chinesa nas vendas da Vale era de 9,5%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame