Transamérica quer triplicar de tamanho até 2014
Como parte do projeto de expansão, a rede pretende inaugurar até o fim deste ano um novo hotel de cinco estrelas em Recife
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - Com o objetivo de se tornar uma das maiores administradora de redes hoteleiras do país, a Transamérica Hospitality Group, que comanda a Transamérica, lançará seis novas categorias de hotéis neste ano. A rede é a décima maior cadeia hoteleira do Brasil, segundo pesquisa da consultoria JonesLang LaSalle, especializada no setor imobiliário. A renovação da marca faz parte de uma estratégia de crescimento de 100% até 2014, ano em que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo. Até lá, a empresa pretende triplicar seu faturamento, passando de 100 milhões de reais em 2010 para 300 milhões de reais daqui a quatro anos.
Os planos de expansão terão duas fases. A primeira delas será abandonar o conceito de flat e adotar uma estrutura operacional ligada a resorts, boutiques, hotéis-spa, hotéis convention, entre outros empreendimentos. Para isso, os 17 hotéis já existentes em São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro, Curitiba e Vila Velha serão divididos até julho deste ano nas seguintes categorias: midscale (Transamérica Fit, Transamérica Classic, Transamérica Executive), upscale (Transamérica Prime e Transamérica Club) e luxo (Transamérica Prestige). No momento, a marca não atuará no segmento econômico.
Já a segunda etapa do projeto envolve analisar cerca de 60 contratos de aquisições e fechar novos negócios no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Belo Horizonte, em Salvador e em Recife. Nessa última cidade, a Transamérica Hospitality Group já desenvolve uma parceria com a Beach Class para criar um hotel cinco estrelas Transamérica Prime na capital de Pernambuco, com 270 apartamentos, próximo à praia de Boa Viagem. O lançamento dessa nova unidade está prevista para o fim deste ano.
A postura agressiva da Transamérica no mercado - de passar de 17 empreendimentos gerenciados para 34 até 2014 - está sob a responsabilidade do diretor-geral da Transamérica Hospitality Group, Heber Garrido. À frente da Transamérica desde junho do ano passado, o executivo coordena o projeto de expansão da rede de hotéis. "O setor de hospedagem tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Queremos aproveitar esse cenário para fazer novos negócios e triplicar de tamanho", diz Garrido, que avalia a possibilidade de comprar outras administradoras hoteleiras no país.
A rede hoteleira surgiu em 1986, trabalhando com o conceito longstay (permanência longa). Por volta de 2000, a empresa ampliou o seu portfólio de atuação, operando com clientes com o perfil executivo. Desde que Garrido assumiu a direção da administradora da Transamérica, ele propôs um novo conceito de gestão mais amplo de atividades ligadas à hospedagem no Brasil.
O Transamérica Hospitality Group pertence ao Grupo Alfa, um conglomerado formado por marcas como o Banco Alfa de Investimento, Águas Prata, C&C Casa e Construção, Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, Teatro Alfa, Transamérica Expo Center e Vera Cruz Empreendimentos Imobiliários.