Negócios

Trabalhadores da Petrobras sinalizam início de greve

O movimento favorável à paralisação teve início na Bahia e no Rio Grande do Norte, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros

Trabalhadores da Petrobras: a FUP solicita que a Petrobras reajuste em 2,3% o valor da PLR 2011 em relação aos valores de 2010 (Agência Petroleira de Notícias)

Trabalhadores da Petrobras: a FUP solicita que a Petrobras reajuste em 2,3% o valor da PLR 2011 em relação aos valores de 2010 (Agência Petroleira de Notícias)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 19h14.

São Paulo - O prazo para que a Petrobras apresente uma nova proposta para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2011 termina nesta quinta-feira e, até o momento, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) não recebeu qualquer posicionamento da estatal. Por isso, os trabalhadores iniciaram assembleias e sinalizam o início de uma greve geral no próximo dia 20. Até o dia 19, os trabalhadores farão assembleias em diferentes Estados.

O movimento favorável à paralisação teve início na Bahia e no Rio Grande do Norte, de acordo com a FUP. "Os trabalhadores estão aprovando por ampla maioria a greve", destacou a entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A FUP ressalta ainda que os trabalhadores já adotam a iniciativa de atrasar o início do expediente.

A entidade espera que a estatal traga uma nova proposta após a reunião entre representantes dos trabalhadores e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. O encontro, que aconteceu na quarta-feira, também contou com a presença do diretor Corporativo e de Serviços da companhia, José Eduardo Dutra.

A FUP solicita que a Petrobras reajuste em 2,3% o valor da PLR 2011 em relação aos valores de 2010. O porcentual apresentado ao departamento de Recursos Humanos da Petrobras foi calculado com base no valor dos dividendos pagos pela estatal - 2,3% superior ao do ano anterior. A companhia, em contrapartida, salienta que o lucro líquido do ano passado encolheu 7,8% ante 2010 e por isso o mesmo ajuste deve ser adotado no cálculo da PLR.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSaláriosEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoCombustíveisGreves

Mais de Negócios

Capital da Faria Lima desembarca no mercado imobiliário de Florianópolis

inDrive completa sete anos no Brasil com modelo transparente e justo

Digitalização transforma operação e gestão das rodovias no Brasil

Monkey vence o Working Capital Awards 2025 com case inovador ao lado da Suzano