Negócios

Mercado de veículos cresce de forma artificial, diz Toyota

Vice da Toyota do Brasil avaliou que o mercado brasileiro de 3,8 milhões de unidades comercializadas este ano "não é saudável"


	Operários recebem treinamento em linha de montagem em nova fábrica da Toyota, em Sorocaba
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Operários recebem treinamento em linha de montagem em nova fábrica da Toyota, em Sorocaba (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 17h17.

São Paulo - O vice-presidente sênior da Toyota do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., avaliou nesta terça-feira, 22, que o mercado brasileiro de 3,8 milhões de unidades comercializadas este ano "não é saudável" e que o crescimento ocorre de forma artificial. "Sei que não é fácil falar, mas o problema principal foi construir esse mercado de uma forma não sadia, por meio de promoções e descontos", disse. "Fazer venda à custa de prejuízos acumulados não tem sustentação", completou o executivo, durante o Congresso Autodata, em São Paulo (SP).

Andrade avaliou que as vendas da montadora no Brasil devem crescer 3,2% em 2014 ante 2013, de 176,3 mil para 182 mil, um crescimento considerado modesto por ele, mas em um cenário de estabilidade nas vendas em 3,8 milhões de veículos. Já a produção da montadora deve avançar 5% e as exportações devem crescer 18% no próximo ano, puxada pelas vendas para a Argentina do compacto Etios.

O vice-presidente da Corolla admitiu a possibilidade de a Toyota ter no Brasil um veículo médio entre o pequeno Etios e o sedã Corolla, mas evitou fazer projeções sobre quando ele seria produzido. "Ainda existe um espaço muito interessante entre Corolla e o Etios, mas quis apenas mostrar qual o caminho para onde a Toyota pode crescer", afirmou.

Andrade anunciou ainda que a Toyota lançará a versão "cross" do Etios ainda este ano e que a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) deve começar a operar no segundo semestre de 2013 para abastecer os veículos produzidos aqui pela montadora.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas japonesasIndústriaIndústrias em geralMontadorasToyota

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame