EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
Tóquio - Os lucros de fabricantes de semicondutores japonesas superaram as expectativas nesta quinta-feira graças à retomada na demanda por chips, mas a força do iene, além das perspectivas pessimistas na Europa e a possibilidade de uma nova queda nas vendas continuam preocupando a Toshiba e suas concorrentes.
A aceleração do setor de chips também impulsionou os lucros da Fujitsu entre abril e junho, levando a empresa a elevar suas projeções para o primeiro semestre em 40 por cento. A terceira maior empresa de serviços de TI no mundo, no entanto, manteve sua previsão anual, devido a temores em relação à Europa.
A Toshiba e sua principal rival, Samsung Electronics, além de outras fabricantes de dispositivos de memória flash tipo NAND, se beneficiaram da alta na demanda por chips para smartphones e câmeras digitais.
A oferta limitada e a estabilidade dos preços após a crise do setor no ano passado também ajudaram, uma vez que muitas fabricantes foram forçadas a cortar ou interromper a produção, enquanto aparelhos como iPad e iPhone, da Apple, viram crescer sua popularidade.
Contudo, alguns analistas alertam que o setor tem um histórico de ciclos voláteis, entre alta e baixa oferta, e pode estar caminhando em direção a uma nova leva de sobre-oferta, com empresas ampliando investimentos.
"Temos que esperar para ver se a demanda se mantém", disse um estrategista da Chibagin Asset Management, Hiroaki Osakabe.
A Toshiba, terceira maior fabricante mundial de chips, registrou lucro operacional recorde para o primeiro trimestre, de 29,5 bilhões de ienes (337,2 milhões de dólares), acima da previsão média de analistas de 24,2 bilhões de ienes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.