Negócios

Telefónica prepara oferta por TIM, diz jornal italiano

Para isso, Cade exige que grupo espanhol venda sua participação na TIM Brasil ou busque outro parceiro para a Vivo


	Telefônica: segundo jornal italiano, empresa espanhola quer a TIM Brasil
 (Angel Navarrete/Bloomberg)

Telefônica: segundo jornal italiano, empresa espanhola quer a TIM Brasil (Angel Navarrete/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2014 às 06h40.

Milão - A Telefónica está trabalhando em uma oferta conjunta para assumir a TIM Participações e quebrar a unidade wireless local da Telecom Itália, também conhecida como TIM Brasil, disse um jornal italiano nesta sexta-feira citando "fontes confiáveis​​".

O órgão antitruste do Brasil, o Cade, disse no mês passado ao grupo de telecomunicações espanhol que ou venda sua participação na TIM Brasil ou busque um novo parceiro para o seu negócio de telefonia móvel Vivo.

O jornal italiano Il Sole 24 Ore disse que a Telefónica, que em parte é dona da TIM Brasil por meio de seus 15 por cento de participação na Telecom Italia, está buscando criar um veículo de investimento com os seus dois principais rivais no mercado móvel brasileiro para comprar a unidade e separá-la.

Os dois rivais são a America Movil de Carlos Slim, dono da operadora móvel Claro, e a brasileira Oi.

A Telefónica não quis comentar. A Telecom Italia não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

O jornal disse que o banco de investimento Pactual trabalha no negócio. O veículo pode receber financiamento de bancos estatais para promover a consolidação do setor.

O jornal acrescentou que uma oferta pela TIM Brasil poderia ocorrer antes do fim do mês, e disse que o conselho da Telefónica se reunirá no início da próxima semana para discutir o assunto.

Já o jornal italiano Il Giornale informou que o comitê estratégico da Telefónica poderia se reunir na segunda-feira para discutir o assunto.

Em dezembro, fontes disseram à Reuters que a Telefónica tinha 18 meses para reduzir o controle no mercado de telefonia móvel brasileiro, dando-lhe tempo para prosseguir com a sua opção preferida: vender a TIM da Telecom Italia entre meados de 2014 e meados de 2015.

Acompanhe tudo sobre:3GEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecom ItaliaTelecomunicaçõesTelefônicaTIM

Mais de Negócios

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

De entregadores a donos de fábrica: irmãos faturam R$ 3 milhões com pão de queijo mineiro

Mais na Exame