Negócios

TAM terá filmes e séries por Wi-Fi a partir desta quarta

Assim que o passageiro baixa o app, ele tem acesso a um portal com opções de filmes, séries de televisão, músicas, livros e até informações turísticas


	Avião da TAM: o usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave
 (Wikimedia Commons)

Avião da TAM: o usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 17h18.

São Paulo - A partir desta quarta-feira, 23, a TAM e a LAN oferecerão aos passageiros sistema de Wi-Fi nas aeronaves que permite assistir filmes e séries.

O usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave e está disponível por meio de um aplicativo, o LAN e TAM Entertainment.

Assim que o passageiro baixa o app, ele tem acesso a um portal com opções de filmes, séries de televisão, músicas, livros e até informações turísticas.

O jornal O Estado de S.Paulo havia antecipado, em novembro do ano passado, que o sistema entraria em operação ainda em 2014, mas ele acabou atrasando.

Embora já exista em empresas nos Estados Unidos e na Europa, o serviço é inédito na América do Sul. As duas companhias aéreas, que concluíram processo de fusão em 2012, são controladas pelo Grupo LATAM e hoje registram um movimento de cerca de 60 milhões de passageiros por ano. A novidade, por enquanto, está disponível para trajetos no Brasil e em viagens na América do Sul.

A TAM informou que já possui 30% das aeronaves equipadas com o modelo. Ao todo, o Grupo LATAM Airlines espera concluir, até o início de 2016, a implantação da rede interna sem fio em mais 230 aviões Airbus (modelos A319, A320 e A321), o que equivale a toda a frota dos voos nacionais e para a América do Sul.

Novas normas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o uso de equipamentos eletrônicos portáteis durante todas as etapas do voo em outubro do ano passado, o que possibilitou que as companhias aéreas pedissem liberação para seus sistemas de entretenimento a bordo.

Segundo a nova legislação da Anac, cada empresa deve desenvolver políticas próprias sobre os tipos de dispositivos móveis que poderão ser ligados durante o voo.

A agência afirmou que a modificação nas aeronaves da TAM para comportar o sistema de Wi-Fi a bordo teve início em março deste ano e foi aprovada abril.

Já para efetivar o uso, o pedido da companhia foi feito no fim de abril e concedido apenas em 31 de agosto.

A Gol também anunciou, em junho, que começará a oferecer internet sem fio em suas aeronaves a partir do ano que vem.

Até o fim de 2017, os 140 aviões da frota estarão equipados com o sistema. A empresa brasileira quer se tornar a primeira da América Latina a oferecer internet a bordo.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasLANServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Negócios

Ela transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhões

Eles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores