Chaves na porta de um Maruti Suzuki Swift: controladora da maior fabricante de automóveis da Índia espera que o lucro líquido cresça 12% no ano (Amit Dave/Reuters)
Da Redação
Publicado em 9 de maio de 2013 às 08h19.
Tóq- A <a href="https://exame.com/noticias-sobre/suzuki" target="_blank"><strong>Suzuki</strong></a>, quarta maior montadora do Japão, anunciou um lucro líquido recorde de 80,4 bilhões de ienes (813,6 milhões de dólares) para o ano encerrado em março, um crescimento de 49,2 por cento na comparação anual, ajudado por vendas recordes de veículos.</p>
A Suzuki, controladora da maior fabricante de automóveis da Índia, a Maruti Suzuki India, espera que o lucro líquido cresça 12 por cento no ano que se encerrará em março de 2014, diante do enfraquecimento do iene em relação às moedas locais nos mercados da Índia e da Indonésia.
A montadora japonesa, que encerrou operações deficitárias de vendas de veículos nos Estados Unidos no ano passado, vendeu 2,66 milhões de veículos no mundo no ano encerrado em março, aumento de 3,9 por cento em relação ao ano anterior. A companhia espera vender 2,8 milhões de carros no próximo ano, alta de 5,4 por cento.
As ações da Suzuki subiram 7 por cento desde o início de janeiro, um ganho modesto em comparação com rivais maiores como Toyota e Nissan, que registraram valorizações de 35 e 21 por cento, respectivamente. Enquanto isso, o índice Nikkei subiu 33 por cento.
O negócio de motos da Suzuki registrou um prejuízo operacional de 11,9 bilhões de ienes no ano encerrado em março. A empresa pretende torná-lo rentável novamente em dois anos, afirmou o presidente-executivo, Osamu Suzuki, a jornalistas.