o novo recurso de DJ do Spotify é um meio-termo entre uma estação de rádio sobre a qual você não tem controle e uma lista de reprodução que você organizou do seu próprio jeito (Mustafa Ciftci/Anadolu Agency/Getty Images)
Future Dojo - Conteúdo Promocional
Publicado em 24 de fevereiro de 2023 às 10h24.
Você está cansado de ouvir sempre as mesmas músicas? O novo recurso do Spotify pode te ajudar com isso. Ele seleciona uma lista de reprodução em constante mudança, de acordo com o seu gosto musical.
A empresa descreve a novidade como um “AI DJ no seu bolso”, que te conhece tão bem que pode escolher o que tocar pra você. E o recurso além de útil, também parece ser interativo, imitando com precisão um apresentador de rádio enquanto conversa com você.
A lista de reprodução é interminável. De acordo com o tempo em que a IA te conhece, ela vai ficando cada vez melhor para a sua experiência. E o Spotify parece que assim como outras empresas, está aproveitando recursos de outras startups de forma certeira dentro da inovação aberta e inteligência artificial.
Você quer aprender como se relacionar com outras startups para acelerar a inovação em sua empresa? Aprenda de forma gratuita com a Future Dojo, na masterclass: Inovação Aberta - Como trabalhar com startups
A voz artificial do DJ é alimentada pela Sonantic AI, uma startup que o Spotify adquiriu ano passado. E o recurso é uma mistura entre a voz gerada pela Sonantic e IA generativa por meio do uso da tecnologia OpenAI (criadora do ChatGPT).
Durante anos, o Spotify inova com sua tecnologia de personalização, como a sua lista de reprodução personalizada lançada em 2015, por exemplo. Nos anos seguintes o Spotify criou outra tendência com sua revisão anual personalizada.
Mas é bom ver a empresa abrindo as portas para buscar inovação em outras fontes.
O DJ do Spotify pode ser visto como um dos aplicativos mais interessantes entre as recentes ferramentas baseadas em IA. Isso porque o serviço é voltado para um modelo antigo de rádio, que o próprio Spotify ajudou a diminuir o consumo.
Ou seja, o novo recurso de DJ do Spotify é um meio-termo entre uma estação de rádio sobre a qual você não tem controle e uma lista de reprodução que você organizou do seu próprio jeito. Será que essa é a nova tendência?
A empresa disse que o “DJ” começará a ser lançado hoje. Então você pode não ver o recurso imediatamente, mas em breve.
Como podemos ver, o mercado da inovação está crescendo cada vez mais. E mais do que nunca as empresas vão precisar fazer como Spotify. E buscar em outras startups, soluções que podem ajudar os processos de sua empresa ou os desejos de seu público alvo.
Você sabia que 87,2% das parcerias de inovação aberta são com startups? Pensando nisso, é iminente a necessidade de profissionais que saibam fazer isso daqui pra frente. Entender quais parcerias podem ser feitas, avaliar parceiros e entender o potencial de mercado são algumas das principais dores que vamos enxergar no futuro.
Se você quiser ser esse tipo de profissional, que carrega e sabe entregar projetos concretos de inovação aberta para as empresas, assista a masterclass gratuita da Future Dojo em parceria com a ACE: clique aqui para saber mais.
Se você não conhece, a ACE é uma das maiores empresas de inovação do país, com mais de 160 clientes de consultoria em seu portfólio. E em parceria com a Exame, a empresa criou a Future Dojo. Uma startup com tudo o que você precisa para aprender inovação e negócios.
E seu CEO e co-fundador, Miguel Nahas, que já atuou acelerando a inovação de empresas como BTG, Renner e Eneva, é o seu professor em uma masterclass gratuita sobre inovação aberta. E ele vai te ensinar a aplicar isso tudo em sua empresa e começar sua jornada em menos apenas 30 minutos.
Se quiser assistir, clique aqui ou no link abaixo: