Negócios

Sonda que inclinou no Rio não produz petróleo

A sonda é antiga: foi construída em 1980 e foi reformada em 2006, retomando suas condições iniciais e modernizando sistemas


	Funcionário da Petrobras: a sona não se trata de uma plataforma, embora se assemelhe fisicamente com uma e seja comumente chamada assim
 (André Valentim/EXAME.com)

Funcionário da Petrobras: a sona não se trata de uma plataforma, embora se assemelhe fisicamente com uma e seja comumente chamada assim (André Valentim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 15h28.

Rio - A sonda semissubmersível que inclinou 3,5 graus durante pouco mais cinco horas nesta sexta-feira, 28, no campo de Marlim, na Bacia de Campos, litoral do Rio, está operando com lâmina d'água de 2,8 mil metros.

A sonda, da Noble, a serviço da Petrobras, tem capacidade de perfuração total de 9,1 mil metros.

A sonda é antiga: foi construída em 1980 e foi reformada em 2006, retomando suas condições iniciais e modernizando sistemas. quando um "upgrade", segundo a Noble.

A bandeira da unidade é da Libéria. Essa espécie de plataforma tem forma triangular, com lados de 104 metros e 99 metros.

Tecnicamente, não se trata de uma plataforma, embora se assemelhe fisicamente com uma e seja comumente chamada assim. A sonda é usada para perfurar poços ou fazer serviços no fundo do mar, como a troca de uma válvula, por exemplo. Mas a sonda não produz petróleo.

Depois de terminar a perfuração e a formação do poço, a sonda é retirada e, em seu lugar, entra uma unidade de produção de petróleo. Por exemplo, uma plataforma fixa ou um navio-plataforma.

Segundo a Noble, o poço foi devidamente fechado e não há risco de vazamento. A Noble opera sondas desde 1921. Hoje, é uma das maiores empresas do mundo para perfuração de poços, com 77 sondas para uso em mar.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasIndústria do petróleoMeio ambientePetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem