Exame Logo

Com solução para quem enfrenta o câncer, a Oncoclínicas&Co é eleita uma das Melhores do ESG

Voltada para quem não tem plano de saúde e não pode esperar para dar início ao tratamento oncológico, a iniciativa OC Acesso é um dos destaques da agenda ESG da companhia

Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co: propósito é vencer o câncer no país (Oncoclínicas&Co/Divulgação)
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 21 de junho de 2024 às 12h15.

Última atualização em 21 de junho de 2024 às 17h36.

Um dos maiores grupos de oncologia da América Latina, a Oncoclínicas&Co tem uma missão clara: apoiar quem enfrenta a batalha contra o câncer. Para atender aqueles que não têm plano de saúde — e não podem esperar para iniciar o tratamento —, a companhia lançou um projeto inovador no ano passado, o OC Acesso.

“Nosso compromisso é oferecer esperança e acesso ao tratamento oncológico de excelência para todos, independentemente de sua condição financeira. O OC Acesso é um marco em nossa missão de democratizar a saúde no Brasil, permitindo que mais pessoas iniciem seu tratamento o mais cedo possível e com a melhor qualidade disponível”, afirma Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.

Veja também

A solução possibilita o acesso facilitado a milhares de brasileiros sem cobertura de saúde privada, oferecendo uma maneira eficiente e ágil de realizar diagnósticos e iniciar tratamentos precoces. A iniciativa inclui uma variedade de procedimentos, como biópsias, consultas, exames de imagem e terapias diversas, todos disponibilizados a custos reduzidos. O projeto é voltado para as classes C, D e E.

“Com o OC Acesso, pacientes que dependem do SUS conseguem acesso ao diagnóstico e tratamento sem ter de esperar”, resume Cinthia Ambrogi, diretora-executiva jurídica, de compliance e ESG da Oncoclínicas&Co. “Quando o assunto é câncer, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor.”

Pacientes com plano de saúde, mas com limitações de cobertura, também podem recorrer a essa solução, desde que se enquadrem nas faixas de renda contempladas. A iniciativa permite, de acordo com critérios de elegibilidade e de disponibilidade da rede, o acesso com custos até 70% menores, em condições de pagamento diferenciadas, possibilitando ao paciente realizar consultas, diagnósticos e terapias, em complemento ao atendimento universal do SUS.

O OC Acesso reflete o compromisso da companhia com a inovação responsiva às necessidades dos pacientes, proporcionando agilidade no tratamento e garantindo uma experiência de excelência no cuidado. Sobretudo, reflete também a preocupação e o comprometimento da companhia com a democratização do acesso ao tratamento do câncer e a sustentabilidade dos sistemas de saúde público e suplementar.

Melhores do ESG 2024

A iniciativa é um dos destaques da agenda ESG da Oncoclínicas&Co, que no ano passado implantou sua política de sustentabilidade estabelecendo diretrizes para a gestão do negócio de forma sustentável, considerando fatores econômicos, sociais, ambientais e de governança, bem como os riscos e oportunidades relacionados. A política de sustentabilidade da companhia envolve tanto os processos administrativos e de assistência aos pacientes quanto as atividades de ensino e pesquisa. Por tudo isso, a companhia destacou-se no prêmio Melhores do ESG 2024, da EXAME.

“Como uma empresa que vem transformando o tratamento oncológico na América Latina, entendemos que o acesso à saúde e um futuro equitativo depende da construção diária de um legado com base no respeito, valorização e preservação da vida, bem como do meio ambiente, mediante a implementação de práticas que estejam alinhadas aos princípios do ESG”, diz Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.

Fundado em 2010, o grupo está presente em 39 cidades brasileiras por meio de 145 unidades. Em 2023, realizou cerca de 635 mil procedimentos, um avanço de 27% em relação ao ano anterior, quando também reportou crescimento de 35,1% na receita bruta, totalizando R$ 6 bilhões.

“A agenda ESG da companhia foi desenvolvida pela Comissão de Sustentabilidade, que desempenha um papel fundamental em nosso compromisso contínuo com a responsabilidade socioambiental assegurando que nossas ações estejam alinhadas às práticas que beneficiem tanto nossos pacientes como a comunidade em geral. A vontade da companhia de se cercar de sustentabilidade é genuína”, afirma Cinthia Ambrogi.

Diversidade e inclusão

No que se refere à diversidade, a companhia tem avançado significativamente. As mulheres já correspondem a 77,5% da força de trabalho, e a empresa conta com um programa de Liderança Feminina, voltado para mentoria e desenvolvimento de mulheres em posições de liderança. Além disso, a companhia possui representação feminina no conselho de administração.

Em 2022, foi estabelecido um grupo de trabalho interno para discussão e implementação de ações em prol da diversidade, equidade e inclusão. Desde então, a Oncoclínicas&Co tem se movido para melhorar a equidade de gênero. A empresa mantém um programa de vagas afirmativas, destinado à contratação de pessoas negras, com deficiência (PCD) e indivíduos LGBTQI+.

Não por acaso, segundo 93% dos colaboradores que participaram de uma Pesquisa de Engajamento realizada em 2022, “a companhia apoia a diversidade, respeitando as diferenças de cor, gênero, orientação sexual, idade, credo (religião), etnia, deficiência ou origem”. Naquele ano, eram empregadas 30 pessoas trans; no ano passado, já eram 66.

Em 2023, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do Idiversa, índice lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.

Projetos sociais e ambientais

Há diversas outras iniciativas relacionadas à agenda ESG que merecem registro, como a realização de encontros ecumênicos online, que oferecem acolhimento aos envolvidos direta ou indiretamente em um tratamento de câncer, e a reforma da Casa de Apoio Solange Fraga, em Salvador (BA), um espaço de convivência que acolhe crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Além disso, a Oncoclínicas&Co apoia a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), uma organização dedicada ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes carentes portadores da doença.

A responsabilidade ambiental avança proporcionalmente ao crescimento do grupo. Atualmente, 36,7% das unidades Oncoclínicas&Co consomem energia proveniente de fontes fotovoltaicas, obtidas nas modalidades de Mercado Livre, Geração Distribuída ou Autogeração.

As normas relacionadas ao tratamento e descarte de resíduos são seguidas rigorosamente na companhia. Aqueles que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente são destinados em conformidade com a legislação de cada estado, minimizando ou eliminando os riscos. Além disso, há cerca de dois anos, a Oncoclínicas realizou o seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), em parceria com a Green Soul.

“Ao priorizar os princípios ESG e a democratização do acesso à saúde, reafirmamos nosso propósito como empresa líder na missão de vencer o câncer no país”, finaliza Bruno Ferrari.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame