Sinochem desiste de oferta pela Potash, dizem fontes

Sinochem não vai mais superar a oferta de 39 bilhões de dólares da BHP Billiton pela fabricante de fertilizantes canadense

Pequim e Cingapura - O grupo chinês Sinochem não apresentará uma contra-proposta pela Potash Corp, segundo fontes afirmaram à Reuters nesta sexta-feira, abandonando esforços para superar a oferta de 39 bilhões de dólares da BHP Billiton pela fabricante de fertilizantes canadense.

A estatal chinesa, que contratou Deutsche Bank e Citigroup no mês passado para criar um consórcio e impedir a oferta hostil da BHP, decidiu não ir adiante, de acordo com três fontes próximas ao assunto.

"Está encerrado", disse uma das fontes.

Outra fonte disse que a ideia da Sinochem de formar um grupo para a contra-proposta, provavelmente envolvendo fundos soberanos e outras empresas do setor, fracassou nas últimas semanas.

"Eu ficaria surpreso se os chineses formalizassem sua retirada, mas isso não vai acontecer. Já está acabado há cinco ou seis semanas", afirmou uma das fontes.

A decisão da Sinochem remove um importante obstáculo para a BHP adquirir a maior fabricante mundial de fertilizantes, embora a companhia australiana ainda tenha de convencer os acionistas da Potash, além do governo e de órgão reguladores canadenses, a apoiarem a oferta.

Leia mais notícias sobre negociações

Acompanhe as notícias de negócios do site EXAME no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.