Negócios

Sindicato do ABC vai pedir falência da Karmann Ghia

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai entrar na Justiça com pedido de falência da Karmann Ghia, empresa de São Bernardo que produzia esportivo lendário


	Karmann-Ghia conversível: sindicato vai pedir falência da emrpesa para que funcionários tenham prioridade em receber dívidas
 (Huhu Uet/Wikimedia Commons)

Karmann-Ghia conversível: sindicato vai pedir falência da emrpesa para que funcionários tenham prioridade em receber dívidas (Huhu Uet/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2016 às 10h29.

São Paulo - O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai entrar na Justiça nos próximos dias com pedido de falência da Karmann Ghia, empresa de São Bernardo do Campo que no passado produziu o lendário esportivo Karmann Guia.

Hoje produz autopeças para diversas montadoras. A intenção da entidade é garantir que os 380 trabalhadores tenham prioridade em receber dívidas em caso de venda do patrimônio.

Segundo o presidente do sindicato, Rafael Marques da Silva, a empresa está "abandonada" há vários meses. Os salários não são pagos desde dezembro, assim como rescisões de trabalhadores demitidos no ano passado.

Representantes da empresa não foram localizados na terça-feira, 28, para comentar o assunto. Um grupo de trabalhadores está acampado na fábrica há 48 dias.

Segundo Marques, a intenção é evitar que equipamentos sejam retirados do local. A Justiça já recebeu outros três pedidos de falência de fornecedores da empresa.

"Estamos certos de que a abertura do processo de falência é a única forma de garantir os direitos dos trabalhadores do ponto de vista legal. O interesse maior é que a empresa continue viva", disse Marques.

A Karmann Ghia está no Brasil desde os anos 60. A partir de 2008, quando a família alemã Karmann saiu do negócio, já passou por quatro ou cinco proprietários. As atividades estão paradas em razão de briga judicial entre o dono atual e o anterior.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFábricasFalênciasSão Bernardo do Campo (SP)

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação