Rosalind Brewer assume Walgreens e Fortune 500 tem única CEO negra
Ao se tornar a primeira presidente do gigante de farmácias Walgreen, a executiva Rosalind Brewer realiza feito histórico na lista das 500 maiores empresas dos EUA
Marina Filippe
Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 13h52.
Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 14h42.
A executiva Rosalind Brewer, conhecida como Roz Brewer, acaba de deixar sua posição de COO da rede de cafeterias Starbucks para assumir a presidência da gigante rede de farmácias americanas Walgreens , que tem mais de 21.000 lojas em 11 países e emprega 450.000 pessoas.
O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy
A mudança é histórica porque coloca Roz como a única mulher negra na presidência das 500 maiores empresas do país, a Fortune 500 . Em dezembro de 2020 houve um recorde na lista com 41 mulheres CEO, o que na época representava apenas 8% do total.
Brewer, porém, não é a primeira mulher negra na lista. Quem primeiro realizou este feito foiUrsula Burns, presidente da Xerox de 2009 a 2016.
Com a novidade, Stefano Pessina deixa o cargo de CEO da Walgreens e continua na empresa como conselheiro. Já Roz segue sua carreira depois de ter passado como executiva ou conselheira em empresas como Amazon e Sam's Club.
Investidores
A chegada de Roz Brewer à presidência da Walgreens animou os investidores. A empresa que agora vale 45 bilhões de dólares na Nasdaq abriu em alta de 11% nesta quarta-feira, 27.
Nos Estados Unidos, os movimentos de ESG estão cada vez mais pressionando gestores a considerar aspectos como a diversidade de gênero e raça entre os executivos das companhias.