São Paulo -Ronaldo Fenômeno e o empresário Marcus Buaiz, que já atuam juntos na empresa 9ine, acabam de virar cartolas . Eles compraram parte de um time de futebol nos Estados Unidos, informa Lauro Jardim, do Radar On-Line, de Veja .
Com o negócio, cada um passa a ter, a partir de agora, 10% do Fort Lauderdale Strikers, time da Flórida que participa dos torneios da NASL (North American Soccer League), uma espécie de segunda divisão do futebol dos Estados Unidos.
A estreia de Ronaldo como cartola deve levá-lo a retornar aos gramados. O ex-jogador da seleção brasileira se programa para fazer algumas partidas-exibição em 2015.
O anúncio oficial do negócio com o time americano deve ser feito em janeiro.
São Paulo – Ronaldo anunciou hoje sua aposentadoria dos campos. Além de ter jogado futebol como poucos, o jogador também se destaca nos negócios. Ronaldo não se aproveita somente de campanhas publicitárias para ganhar um dinheirinho extra, o craque investe em empresas e mostra afinidade com o mundo dos negócios.
Não se sabe ao certo qual é o tamanho do patrimônio do craque. Estima-se que o jogador de 34 anos acumulou algo entre 600 milhões de reais e 1 bilhão de reais - além de três títulos de melhor jogador do mundo. Os títulos serão os únicos. Mas o patrimônio ainda pode mudar, como mostram os negócios a seguir.
2. 9ine, o lado empresário do craque 2 /6(Arquivo)
São Paulo – A última aposta de Ronaldo é a empresa de marketing esportivo 9ine, lançada em 2010. A empresa vai atuar na venda e na promoção de eventos e cuidar da administração da carreira de atletas, entre outras atividades. Ronaldo tem 45% de participação na agência – o restante divide-se entre o grupo WPP (45%) e o empresário Marcus Buaiz (10%). A meta da empresa é obter uma receita de 50 milhões de reais em quatro anos. O seu portfólio já conta com o lutador de MMA Anderson Silva, atual campeão mundial de peso médio.
3. Cuidando da forma física com Ronaldo 3 /6(Divulgação)
São Paulo – No fim de sua carreira, Ronaldo recebeu muitas críticas devido à sua forma física. Além de trabalhar como jogador de futebol, o craque tem uma participação na rede de academias A! Body Tech, juntamente com outros esportistas famosos, como Bernardinho e Tande. Em 1994, os sócios fizeram um investimento inicial de 80 milhões de reais que deu origem à rede de academias. Em 2010, a empresa previa um faturamento de 135 milhões de reais.
4. Dor dá origem a negócio 4 /6(Divulgação)
São Paulo – Ronaldo coleciona um histórico de lesões no joelho. Logo, nada mais apropriado do que ter um centro integrado de reabilitação. Instalada em uma área de 3.600 metros quadrados no Rio de Janeiro, a clínica Fisio R-9 foi criada em 2002. A empresa oferece serviços de fisioterapia, RPG, acupuntura, osteopatia, pilates, academia, estética e avaliação isocinética (que permite avaliar a força de um indivíduo em um determinado músculo ou grupo muscular, em um posicionamento articular ou movimento).
5. Na balada com Ronaldo 5 /6(Ricardo Correa/Placar)
São Paulo - Os problemas físicos assolam muitas carreiras de jogadores de futebol. Os bares e casas noturnas têm esse mesmo efeito. Assim como outros craques, como Romário e Zico, Ronaldo já teve seu próprio estabelecimento, a boate R9, no Rio de Janeiro. O negócio foi aberto em 1998, após um investimento inicial de 850 mil reais e foi transformado em restaurante por volta dos anos 2000. Como jogador de futebol e farra combinam bem menos do que eles imaginam, o lugar teve pouco sucesso - assim como os empreendimentos noturnos dos colegas de profissão.
6. Investimento em imóveis 6 /6(Eduardo Monteiro/EXAME)
São Paulo - Além de possuir imóveis para uso pessoal espalhados em diferentes capitais do mundo - como Rio de Janeiro, Madrid e Paris - e uma ilha em Angra dos Reis, Ronaldo é dono do edifício onde funciona o Campus Taquara da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. O campus é chamado pela universidade de R9 – Taquara, e foi inaugurado em julho de 2002 em uma parceria com o jogador. O campus ocupa uma área de mais de 7.000 metros quadrados e possui um prédio de seis andares, com 22 laboratórios.