EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
Madri - A Iberdrola, maior empresa do setor elétrico da Espanha, afirmou nesta quarta-feira que o seu lucro líquido cresceu 16,2 por cento no primeiro trimestre, superando estimativas por conta de resultados melhores que o esperado em suas divisões de energia renovável devido à redução de custos.
A companhia disse que o seu Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 11,6 por cento, resultado dos picos de energia hidrelétrica barata e de geração de energia nuclear, com preços melhores e apreciações de moeda que beneficiaram o balanço de suas divisões no Brasil e no Reino Unido.
O lucro líquido avançou para 921,7 milhões de euros, superando a média das estimativas de nove analistas ouvidos pela Reuters de 901 milhões de euros, enquanto o Ebitda chegou a 2,178 bilhões de euros, comparado com previsões de 2,1 bilhões de euros.
No Brasil, a Iberdrola é acionista majoritária da Neoenergia, que tem forte presença no segmento de distribuição de energia no Nordeste.