Parceria: inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada e manutenção preventiva, por exemplo (Divulgação/Renault-Nissan)
Luísa Melo
Publicado em 27 de setembro de 2016 às 06h00.
São Paulo - A Aliança <a href="https://exame.com.br/topicos/renault"><strong>Renault</strong></a>-<a href="https://exame.com.br/topicos/nissan"><strong>Nissan</strong></a> e a <a href="https://exame.com.br/topicos/microsoft"><strong>Microsoft</strong></a> se uniram para trabalhar em tecnologias de direção conectada. </p>
Juntas, as duas empresas vão desenvolver serviços para carros equipados com a solução de nuvem Microsoft Azure.
As inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada, manutenção preventiva e monitoramento remoto de alguns equipamentos, por exemplo.
Também vão permitir que o motorista faça o pagamento de pedágios e estacionamentos de dentro carro, com apenas um toque.
A Nissan-Renault quer lançar mais de 10 veículos com recursos de condução autônoma até 2020 e a associação com a Microsoft deve contribuir para o avanço desse plano.
"Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias fundamentais para criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram", disse em nota Ogi Redzic, vice-presidente da aliança para veículos conectados e serviços de mobilidade.
Nessa mesma linha, as duas montadoras anunciaram na semana passada que vão comprar a produtora de software Sylpheo.
O negócio visa a criação de novos serviços como aplicativos de transporte urbano, além de tecnologias para a próxima geração de carros conectados das marcas.