Negócios

Reestruturação da Varig é "bem recebida" pelo governo

Presidente da TAP e o presidente do Conselho de Administração da Varig apresentaram projeto a ministros do governo Lula

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O governo parece ter aprovado o negócio entre Varig e a TAP. Representantes das duas empresas apresentaram o projeto hoje (2/6) em uma reunião em Brasília. O presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, afirmou que o plano de reestruturação da empresa foi "bem recebido" pelo ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e também pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

De acordo com Zylbersztajn, o plano prevê que a empresa aérea portuguesa TAP deterá 20% do patrimônio da Varig, que é o limite máximo estabelecido por lei.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, também esteve na reunião. Ele contou que novos anúncios sobre a reestruturação da Varig serão feitos nos próximos dias. Segundo ele, a empresa receberá uma quantidade "bem razoável de dinheiro", sem revelar quanto será investido.

Turismo doméstico

Em São Paulo, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, afirmou que o setor aéreo não vive uma crise. "Os números mostram que não há crise. Apenas uma empresa [a Varig] enfrenta um problema de estrutura de capital", diz durante entrevista coletiva no Salão do Turismo Roteiros do Brasil.

Segundo levantamento da Infraero, o desembarque de passageiros em vôos nacionais cresceu 19,8% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se observados os últimos 12 meses, o total de pessoas que viajou de avião dentro do país também mostra crescimento. De maio de 2004 a abril de 2005, 38,8 milhões de passageiros desembarcaram de rotas domésticas. Há 10 anos, esse número não chegava a 17 milhões.

Com informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame