São Paulo - Ana Patrícia Botín é a nova presidente do grupo Santander no mundo. Aos 54 anos, a herdeira do banqueiro Emilio Botín vai assumir a posição ocupada pelo pai desde 1986.
Botín faleceu na última terça-feira e, por unanimidade, os acionistas do grupo financeiro espanhol escolheram Ana para suceder o pai.
Formada em Economia pela Universidade de Bryn Mawr, nos Estados Unidos, e pós-graduada em Master of Business Administration por Harvard, Ana comandava as operações do Santander no Reino Unido desde 2010.
Antes de começar a trabalhar para o banco da família no fim da década de 80, no entanto, a banqueira trabalhou por oito anos no JP Morgan nos Estados Unidos.
Entre os anos de 2002 e 2010, ela comandou as operações do Banesto, controlado pelo grupo Santander.
Durante sua gestão, o banco ampliou sua participação em diferentes segmentos no mercado espanhol e foi eleito por três anos a melhor instituição financeira do país, segundo a revista Euromoney.
Como presidente do Santander no Reino Unido, além de conseguir posições de liderança em diferentes segmentos do mercado financeiro na região, Ana participou da união das operações de três instituições financeiras adquiridas no país pelo grupo espanhol.
Ana já esteve diversas vezes nas listas de mulheres mais influentes do mundo, da revista americana Forbes. Ela é casada e tem três filhos.
-
1. Responsabilidade de ouro
zoom_out_map
1/7 (Mario Tama/Getty Images)
São Paulo – Nesta semana, o conselho de administração do Grupo
EBX aprovou a indicação de Thor Batista, filho de
Eike, para
a diretoria da empresa. O movimento é mais um passo para preparar o herdeiro do homem mais rico do Brasil para, um dia, assumir os negócios. Assim como Thor, outros herdeiros de patrimônios
bilionários já arregaçaram as mangas e começaram a se envolver no dia-a-dia das empresas da família. Clique nas fotos e veja quem terá a responsabilidade de tocar, um dia, algumas das maiores companhias do mundo.
-
2. Ivanka Trump
zoom_out_map
2/7 (Getty Images)
A filha de
Donald Trump é a mais envolvida nos negócios da família, entre os três filhos do bilionário. Ivanka é a vice-presidente de desenvolvimento e aquisições imobiliárias da Trump Organization. Considerando que a base da fortuna da família, avaliada em 2,9 bilhões de dólares pela Forbes, é o mercado imobiliário, o cargo de Ivanka é estratégico para prepará-la para assumir o comando dos negócios, um dia.
-
3. Gabriel Naouri
zoom_out_map
3/7 (Reprodução/Facebook)
-
4. Delphine Arnault
zoom_out_map
4/7 (Getty Images / Pascal Le Segretain)
Delphine é filha de
Bernard Arnault, o quarto homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, com uma fortuna estimada em 41 bilhões de dólares. Mas, desde 2000, Delphine trabalha nos negócios da família: a
LVMH, gigante do mundo dos artigos de luxo e dona de marcas como
Louis Vuitton, Möet, Marc Jacobs e Dior. Antes de trabalhar para o pai, Delphine atuou na consultoria McKinsey. Agora, comanda a divisão de bolsas e sapatos da Dior.
-
5. Aditya Mittal
zoom_out_map
5/7 (Getty Images)
Lakshmi Mittal, dono da
Arcelor Mittal, o maior grupo siderúrgico do mundo, também já está preparando seu herdeiro. Trata-se de Aditya Mittal, seu filho. Estão sob sua responsabilidade diversas funções no grupo: a diretoria financeira e de relações com investidores, e parte das fusões e aquisições.
-
6. Thor Batista
zoom_out_map
6/7 (Cristina Granato/Contigo)
Filho mais velho de
Eike Batista, Thor vai ganhar oficialmente um crachá de funcionário do Grupo
EBX. Nesta semana, o conselho de administração
aprovou seu nome para um cargo de diretoria, sem uma função específica. Aos 21 anos, Thor vai, agora, dividir seu tempo entre as responsabilidades da EBX e os seus próprios negócios.
Aos 19 anos, por exemplo, fundou a BBX, com foco em marketing e eventos. Agora, estaria estudando abrir uma empresa no ramo de segurança.
-
7. Veja agora
zoom_out_map
7/7 (Brendan Smialowski/Getty Images)